Pesquisa divulgada pelo Ipec nesta segunda-feira (12) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue na liderança da corrida presidencial faltando 20 dias para a realização do primeiro turno.

O petista tinha 44% e foi para 46% contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tinha a mesma porcentagem no último levantamento.  

+Rosa Weber faz forte defesa da democracia ao tomar posse no STF

Ciro Gomes (PDT) tinha 8% e agora tem 7%. Já Simone Tebet marcava 4% e segue com 4%. Brancos e Nulos também mantiveram a porcentagem em 6%. Já os que não sabem oscilou de 5% para 4%.

Levando em conta os votos válidos, o ex-presidente Lula pode levar a eleição no primeiro turno, já que tem 51% contra 50% do último levantamento. Como a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, pode ter de 49% a 53%. Bolsonaro se manteve com 35% nos dois levantamentos, podendo oscilar de 33% a 37%.

Segundo turno

A pesquisa aponta estagnação no cenário do segundo turno. Lula oscilou de 52% para 53%. Bolsonaro se manteve com 36%. Brancos e nulos oscilou de 9% para 8%. De acordo com o levantamento, 3% dos entrevistados não souberam responder.

Rejeição

A rejeição do presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou um ponto percentual em relação a pesquisa da semana passada, de 49% para 50%. Já a porcentagem de eleitores quem não votariam em Lula de jeito nenhum oscilou um ponto para cima, de 36% para 35%.

Decisão no voto 

Sobre o índice de decisão no voto, 79% dos eleitores disseram que não vão mudar o voto, contra 20% que admitem a mudança. Lula e Bolsonaro tem os mesmos 86% de eleitores que estão seguros do voto, contra 13% que admitem mudança. 47% dos eleitores de Ciro Gomes estão seguros da escolha e 52% responderam que podem mudar. Entre os eleitores de Simone Tebet, 44% estão decididos e 56% podem mudar.