26/06/2024 - 9:42
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou nesta quarta-feira, 26, em entrevista ao portal UOL, desvincular pensões e benefícios como o BPC da política de ganhos reais do salário mínimo.
Perguntado se o governo estuda desvincular o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pensões da política de reajuste do salário mínimo, Lula disse que “não”.
+ Lula diz que governo faz revisão dos gastos ‘sem levar em conta o nervosismo do mercado’
“Garanto que o salário mínímo não será mexido enquanto eu for presidente da República”, afirmou. “Eu não posso penalizar a pessoa que ganha menos.”
Lula prosseguiu: “Se eu acho que vou resolver o problema da economia brasileira apertando o mínimo do mínimo, eu estou desgraçado, cara. Eu não vou para o céu. Eu ficaria no purgatório.”
“O mercado está sempre trabalhando para não dar certo, torcendo para as coisas serem piores”, afirmou Lula. “As pessoas da Faria Lima pensam no lucro, e o Brasil precisa ter alguém que pensa no povo.”
Lula também citou o fundador da Ford, Henry Ford, como exemplo de empresário. “Eu quero que o empresário tenha lucro, mas quero que ele tenha a cabeça como teve o Henry Ford, quando disse: eu quero que meus trabalhadores ganhem bem para eles poderem comprar os produtos que eles fabricam”, disse.
Questionado sobre a possibilidade de cortar gastos e quais, Lula disse que o governo ainda analisa se eles serão necessários.