SÃO PAULO (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes de 2023 da revista norte-americana Time, divulgada nesta quinta-feira, a terceira vez que o chefe do Executivo aparece na listagem anual.

Lula já havia sido eleito uma das 100 personalidades mais influentes em 2004 e 2010.

Neste ano, na categoria para líderes, o nome de Lula figura ao lado do de autoridades como o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente colombiano, Gustavo Petro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

+ Em reunião com Lula, BYD diz que seguirá com fábrica na Bahia mesmo sem acordo com Ford, dizem fontes

+ Lula questiona dólar como moeda para negócios entre países; postura agrada setores chineses

A justificativa, assinada por Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz, destaca a posição combativa do presidente brasileiro ao desmatamento, chamando-o de “campeão climático”.

“O presidente Lula se comprometeu a proteger a Amazônia, e ele já o fez antes –reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior”, escreveu. “Em nenhuma outra área ele poderá ter um impacto mais significativo do que nas crises do clima e da biodiversidade.”

Al Gore também é fundador da organização sem fins lucrativos Climate Reality Project, voltada para a construção de lideranças globais para combate à crise climática.

“Como presidente, Lula se comprometeu a fortalecer a posição do Brasil no mundo –renovando o compromisso do país com a democracia, justiça e equidade econômica.”

A Time divulga anualmente uma lista com as 100 pessoas mais influentes em seis categorias, entre elas líderes, artistas e inovadores.

(Por Patricia VilasBoas)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ3C0PY-BASEIMAGE