20/12/2022 - 14:23
(Reuters) -O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva disse em publicação no Twitter nesta terça-feira que conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e ouviu dele que Moscou tem o desejo de fortalecer as relações com o Brasil.
“Conversei hoje com o presidente russo Vladimir Putin, que me cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre nossos países”, escreveu Lula na rede social.
+ Haddad confirma prazo da PEC por 1 ano, após reunião com Lira
Mais cedo neste ano, Putin disse que tinha “boas relações” tanto com Lula quanto com o atual presidente Jair Bolsonaro, que fez uma visita oficial a Moscou em fevereiro, dias antes da invasão russa da Ucrânia.
Lula, que planeja visitar Estados Unidos e China no início de seu mandato, para o qual tomará posse em 1º de janeiro, buscou mais uma vez enfatizar que o Brasil “está de volta” ao cenário mundial desde que ele derrotou Bolsonaro na eleição presidencial de outubro.
“O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz”, .
Brasil e Rússia fazem parte dos Brics, ao lado também de Índia, China e África do Sul.
Em um comunicado separado, o Kremlin disse que Lula e Putin manifestaram confiança que a “parceria estratégica” entre os dois países “irá se desenvolver de forma bem-sucedida, incluindo na estrutura dos Brics”.
Lula também governou o Brasil entre 2003 e 2010, no primeiro período de Putin à frente da Rússia.
(Reportagem de Eduardo Simões e Gabriel Araújo, em São Paulo, e Kevin Liffey, em Moscou)