De volta ao Brasil após sua viagem aos Estados Unidos, o presidente Luis Inácio Lula da Silva terá um encontro com o empresário Abílio Diniz nesta segunda-feira (13), em Brasília.

O encontro entre o presidente Lula e Diniz está previsto para as 15h no Palácio do Planalto e será a primeira reunião dos dois após a eleição do ano passado. Diniz, que é presidente do Conselho de Administração da Península Participações, declarou após a vitória do petista que não havia havia motivo para o mercado ficar preocupado, já que Lula teria aprendido com os erros do passado.

“Agora, ele é uma pessoa que sabe, ele teve oito anos bons de governo, ele sabe as dificuldades que nós temos, sabe que não podemos gastar demais, sabe que isso vai gerar uma inflação muito grande”, disse o empresário em entrevista à CNN na época.

+ Selic no fim de 2023 passa de 12,50% para 12,75% ao ano, aponta Focus

PT foi acusado de participação de sequestro do empresário

Entre os fatos curiosos que ligam o presidente Lula e o empresário está o sequestro de Diniz em 1989. Feito refém por sequestradores em 11 de dezembro, Abílio Diniz foi libertado no dia 17 após cerco da Polícia ao local do cativeiro.

Na apresentação dos sequestradores, alguns presos estavam vestidos com camisetas do Partido dos Trabalhadores assim como havia o registro de materiais de campanha de Lula no cativeiro, feito por policiais.

Naquele mesmo 17 de dezembro era realizado o segundo turno das eleições presidenciais entre o então candidato petista e Fernando Collor, que foi eleito. Esta era a primeira eleição direta para a Presidência da República após a ditadura militar.

Mais tarde, os sequestradores revelaram que foram obrigados a vestir as camisetas do PT e ficou claro que não havia nenhuma ligação do partido no caso.