Nesta segunda-feira (7), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma enquete em seu perfil no Twitter a respeito da volta do horário de verão.

No post, Lula escreveu “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?” e colocou as opções “Sim” e “Não”. Com mais de 2 milhões de votos registrados até o momento, 66,6% das respostas foram favoráveis ao retorno, enquanto 33,2% se mostraram contra.

+ Transição de governo ganha tração com Lula em Brasília e esperado anúncio de nomes

Confira a publicação do presidente eleito:

Pedido feito a equipe de transição

A volta do horário de verão chegou também a equipe de transição do novo governo, através de um pedido do ator Bruno Gagliasso ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que coordena esta fase inicial dos trabalhos.

O ator escreveu no Twitter para que Alckmin incluísse a volta do horário de verão no plano de transição. “Horário de Verão é o Brasil feliz de novo!”, escreveu. O vice-presidente respondeu através de emojis, dando a entender que havia anotado o pedido. Confira:

O horário de verão

Utilizado em outros momentos da história brasileira, o horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora, geralmente entre os meses de outubro e fevereiro, numa tentativa de diminuir o consumo de energia elétrica no horário de pico, entre as 18h e 21h, reduzindo assim as chances de um “apagão” elétrico no país.

O horário de verão foi adotado por 33 anos seguidos, entre 1986 e 2018, e foi extinto logo no primeiro ano de mandato do governo de Jair Bolsonaro.