Em São Paulo (SP) para o evento de aniversário de 50 anos da Universidade de São Paulo (USP), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou, ontem, 25, que Fernando Haddad trabalha para se tornar “o melhor ministro da Fazenda do País”.

+Haddad reitera importância de regulamentação da reforma tributária ocorrer neste ano

Segundo Lula, Haddad acomoda diferentes correntes de pressão dentro e fora do governo para colocar em prática o plano de zerar o déficit fiscal do Brasil. A uma plateia de políticos, acadêmicos da USP e representantes de órgãos públicos, Lula afirmou também que Haddad, que estava presente no evento, foi o melhor ministro da Educação que o País já teve. Além de ex-prefeito da capital paulista, Haddad foi ministro da pasta durante os governos Lula e Dilma, entre 2005 e 2012.

“Estou trabalhando para que ele (Haddad) seja o melhor ministro da Fazenda do País. Ele já foi o melhor ministro da Educação”, disse Lula.

Os comentários do presidente surgem no contexto em que Haddad propõe entregar um resultado primário zero para as contas públicas em 2024. A meta estabelecida pelo governo é de zerar o déficit este ano.

No entanto, Haddad enfrenta resistências da oposição no Congresso, de sua própria base e de alas que não enxergam o déficit primário como algo necessariamente negativo.

Em outubro do ano passado, Lula chegou a falar publicamente que dificilmente o governo conseguiria atingir o resultado de déficit zero em 2024, o que gerou críticas do mercado financeiro. Desde então, porém, o ministro da Fazenda reitera que a sua meta é zerar o déficit.

Além de Lula e Haddad, o evento de aniversário da USP contou com as presenças do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas não compareceu ao evento. O governo paulista é o mantenedor da USP.