O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quarta-feira, 19, que a Petrobras é uma das fontes de receitas para o governo, no momento em que a equipe econômica trabalha para recomposição da base fiscal e aumento da arrecadação. Lula acompanha a cerimônia de posse da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, no Rio de Janeiro (RJ).

“Quanto mais Petrobras for lucrativa, mais imposto vai pagar e mais (ministro Fernando Haddad) vai ficar feliz”, disse. “Ninguém quer que a Petrobras perca dinheiro, quero que seja uma empresa lucrativa”, acrescentou.

Lula avaliou também que a descarbonização da economia não será motivo para a perda de relevância da Petrobras, que na avaliação dele é uma “empresa de energia”. O portfólio de investimentos da estatal tem focado também em fontes renováveis, uma defesa da gestão do atual governo.

“Os que quiseram destruir a Petrobras jamais conseguiram”, declarou Lula, que também falou do papel da empresa na cadeia de produção de combustíveis e em setores como fertilizantes.

“Interromper investimento em gás natural e fertilizantes foi um dos grandes retrocessos do País”, afirmou. “A Petrobras pode ajudar o País a enfrentar a guerra entre Rússia e Ucrânia”, disse.