O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, nesta quinta-feira, dia 20, a importância estratégica do retorno do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que volta a abrir as portas após um hiato de sete anos com um investimento projetado de R$ 190 bilhões por montadoras e pela cadeia do setor automotivo até 2033. “A história da indústria automobilística será marcada entre antes e depois desse salão do automóvel. Quem vier aqui vai perceber que o Brasil efetivamente é um país competitivo, de oportunidade, cansado de ser um país em desenvolvimento”, afirmou.

+ ‘Estou feliz’, diz Lula sobre decisão de Trump de reduzir tarifas do Brasil

A fala de Lula foi feita durante evento que marcou a abertura do salão na capital paulista. “A gente quer definitivamente ser um país desenvolvido para garantir a vocês, que levantam às 5h manhã, que batem cartão às 7h, e que saem às 17h para cuidar da família de vocês, a possibilidade de receber um salário digno. É por vocês e para vocês que a gente quer que esse país se transforme num país desenvolvido”, prosseguiu Lula, referindo-se aos trabalhadores da indústria automotiva que acompanharam a cerimônia.

Tem muitas empresas estrangeiras acreditando no Brasil. Nunca tivemos tanto investimento direto nesse país como agora. No fim de meu mandato, em 2010 e no início do mandato da Dilma, em 2011, a indústria automobilística festejava a venda de 3 milhões e 600 mil carros por ano. Quando voltei à Presidência, 15 anos depois, a indústria automobilística só estava vendendo 1 milhão e 600 mil carros por ano, menos da metade do que se vendia em 2010 e 2011”, afirmou o presidente.