BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá na manhã desta segunda-feira com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e com os comandantes do Exército, da Marinha e da Força Aérea, mostrou uma atualização da agenda do presidente.

A reunião acontecerá depois de, no domingo, vândalos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadirem o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, depredando as sedes dos Três Poderes e deixando para trás um rastro de destruição.

Ocorrerá, ainda, em meio a uma operação policial para o desmonte do acampamento montado por bolsonaristas do lado de fora do quartel-general do Exército em Brasília.

+ Adeptos de Jair Bolsonaro tentam, sem sucesso, bloquear refinarias de petróleo

+ Ministros e presidentes do Congresso participam de reunião com Lula com STF

+ Chanceler alemão diz que ‘ataques violentos’ no Brasil não podem ser tolerados

Lula decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o afastamento por 90 dias do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Também nesta segunda, dia seguinte ao ataque de vândalos às sedes dos Três Poderes da República, Lula tem agendadas reuniões com a presidente do STF, Rosa Weber, e outros ministros da corte, além de telefonemas com lideranças estrangeiras e um encontro com governadores.

(Reportagem de Ricardo Brito e Leonardo Benassatto)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ080EG-BASEIMAGE