Hoje é o Dia Mundial da Tuberculose, para chamar atenção para a doença, os médicos alertam que o progresso na luta global contra a doença foi atrasado em mais de uma década devido a pandemia do coronavírus.

Em nove países com alta prevalência de tuberculose – Bangladesh, Índia, Indonésia, Mianmar, Paquistão, Filipinas, África do Sul, Tajiquistão e Ucrânia – o diagnóstico e o tratamento caíram em média 23%, de acordo com a análise da Stop Tuberculose Partnership, uma organização sem fins lucrativos sediada pelas Nações Unidas em Genebra.

+ Pfizer inicia testes em humanos de nova pílula para tratar o coronavírus

A diretora executiva do grupo, Dra. Lucica Ditiu, afirma que o combate à tuberculose atrasou 12 anos,  foi um impacto em todo o trabalho feito, como nas finanças, “basicamente estamos de volta à estaca zero daquela época”, disse Ditiu à VOA.

O Dia Mundial da Tuberculose em 24 de março marca o dia em 1882 em que o cientista alemão Robert Koch anunciou a descoberta da bactéria que causa a tuberculose. Continua a ser a principal causa de morte em todo o mundo devido a uma única doença infecciosa. Existe uma única vacina contra a tuberculose, mas sua eficácia em adultos é limitada.

A tuberculose matou 1,4 milhão de pessoas em todo o mundo em 2019. O relatório da Stop Tuberculose Partnership diz que, em 2020, a Covid-19 superou a tuberculose globalmente como a causa mais comum de morte por doença infecciosa, mas em países de baixa e média renda. As mortes por tuberculose permanecem muito mais altas do que as causadas por Covid-19. À medida que o número de pessoas vacinadas contra Covid-19 cresce, o número de mortes por Covid-19 diminui, enquanto a tuberculose continuará a matar cerca de 4.000 pessoas todos os dias.

Como o coronavírus, a tuberculose é uma doença pulmonar, embora seja causada por bactérias e não por vírus. Normalmente, as pessoas com tuberculose são as mais vulneráveis ​​e as que têm muitas dificuldades para chegar aos cuidados de saúde. E uma das razões pode ser a distância de um posto médico e a pobreza. Barreiras que foram quebradas pela Covid-19.

Os médicos dizem que há uma oportunidade de recuperar o progresso perdido. A pandemia do coronavírus forçou os profissionais de saúde e as comunidades a se aproximarem. Ao combinar testes, rastreamento de contato e tratamento para Covid-19 e tuberculose, ambas as doenças podem ser combatidas ao mesmo tempo.

Os cientistas afirmam que investimentos urgentes também são necessários em novas vacinas e tratamentos contra a tuberculose.