Foi quase por acaso que o arquiteto brasileiro Vincenzo Visciglia se fixou nos Emirados Árabes, há 15 anos. Nascido em uma família italiana que residia em Tatuí, no interior paulista, ele foi morar nos Estados Unidos ainda adolescente e onde estudou design de interiores e arquitetura. Ao visitar um amigo de faculdade que havia se transferido para Abu Dhabi, recebeu um convite para trabalhar. “Ele já era diretor de uma companhia de arquitetura lá e fazia projetos para grandes obras, como hospitais e escritórios comerciais”, afirmou Visciglia. Apresentado a um cliente que pretendia ampliar uma residência, acabou estendendo a permanência no país por um mês. “Eu aceitei fazer o projeto da casa e percebi que havia um espaço para o meu trabalho junto a outros negócios dele”, disse.

Em pouco tempo, o brasileiro formado na Flórida estava com uma empresa montada, empregando 30 pessoas e envolvido com o desenvolvimento de uma marca de chocolates, de uma fábrica de perfumes e de uma rede de cafeterias que chegou a 200 lojas. “Ele queria que eu atuasse em todos os negócios, desenvolvendo e executando. Mas eu não pretendia ficar amarrado àquilo”, afirmou.

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Após quatro anos em Abu Dhabi, Visciglia se mudou para a vizinha Dubai. Conforme ia desenhando casas para as famílias ricas dos Emirados, descobriu que havia outro nicho que poderia explorar: vestir as mulheres com luxo.

Galeries Lafayette

A entrada de Visciglia no mundo fashion se deu graças a apoio do engenheiro libanês Ahmad Ammar, que se dispôs a entrar como sócio na AAVVA, fundada em 2011. “Fiz uma primeira coleção, com 14 vestidos, e no primeiro dia vendi oito”, afirmou o brasileiro.

O ateliê de alta costura cresceu a ponto de hoje empregar 60 pessoas e ocupar um espaço dentro da operação local das Galeries Lafayette, no Dubai Mall, o maior shopping do mundo. Seus vestidos de festa ficam expostos ao lado de peças de marcas como Carolina Herrera e competem com as criações de Zhuhai Murad e George Hobeika.

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“Minha abordagem inspirada em raízes árabes e latinas e o compromisso com a qualidade me projetaram em Dubai, sinônimo de sofisticação.”
Vincenzo Visciglia, cofundador da Grife Aavva

“Minha abordagem e meu compromisso com a qualidade ajudaram a me projetar em Dubai, cidade que é símbolo de elegância e de sofisticação”, disse o designer. Apesar do sucesso, a AAVVA Fashion foi bastante afetada pela pandemia de Covid-19. “Fiquei dois anos sem vender um vestido”, disse o estilista. “Quando voltamos ao trabalho, iniciei a coleção nova reciclando roupas antigas”.

Esse processo de reciclagem abriu a perspectiva de inserir a sustentabilidade como pilar das criações. Além de reutilizar partes dos tecidos, ele passou a buscar materiais com menor impacto ambiental e até seu estúdio foi reformado para receber mais luz natural.

Essa repaginação aparece na Frida Capsule, sua mais recente coleção. “Minha inspiração combina raízes árabes e latinas”, afirmou. Com referências claras na artista mexicana Frida Kahlo, a coleção já está à venda em diversos países do Oriente Médio e da Ásia.

Setor imobiliário

Assim como ocorreu com Visciglia, o mercado árabe tem se aberto para a marca de luxo brasileira Ornare, que atua no segmento de móveis e decoração. A ponto de o sócio-fundador e CEO Murillo Schattan ter definido uma estratégia específica para atender a mercado exigente e com construções de alto padrão.

A empresa começou com um showroom em Dubai e agora está expandindo para Riad, na Arábia Saudita. Segundo Schattan, empresas de luxo como a Ornare têm um papel importante no setor imobiliário, especialmente em regiões onde há uma forte demanda por produtos e serviços de alto padrão.

“O mercado árabe é relativamente novo e está em constante crescimento, com muitas construções e cidades inteiras sendo erguidas com tecnologia de ponta”.
Murillo Schattan, CEO da Ornare

O casal de fundadores da Ornare, Esther e Murillo Schattan, e o showroom da grife nos Emirados Árabes. Em breve será aberta uma filial na Arábia Saudita (Crédito:João Varella e Diego Marcel)

Prêmio Pritzker

Em Dubai, o showroom da Ornare está localizado no sétimo andar do edifício The Opus, um dos últimos projetados pela arquiteta Zaha Hadid, a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker de Arquitetura.

Para o CEO da marca brasileira que também possui forte presença nos Estados Unidos, apesar das diferenças culturais e geográficas, os mercados em que a marca atua têm a mesma característica:
• a busca por produtos de alta qualidade,
• duráveis,
• sustentáveis,
• e com atendimento personalizado.

“Essas são as tendências atuais, e a Ornare tem como objetivo atendê-las”, afirmou. No Brasil, a marca está presente em 16 showrooms. Além da inauguração em Riad, na Arábia Saudita, ainda este ano estão previstos novos showroons em New Jersey, Palm Beach e Boston, nos Estados Unidos.