Para justificar os altos valores cobrados por um artigo de luxo, as grandes grifes costumam dizer que, além de qualidade, os produtos deste universo de consumo proporcionam experiências únicas. Em outras palavras, desfilar com uma bolsa Louis Vuitton, ostentar uma jóia Bulgari ou dirigir um Ferrari é, de certa forma, uma credencial para o clubinho dos endinheirados. Mas, como as experiências prolongadas muitas vezes cansam, um fenômeno está revolucionando o mercado do bem viver, principalmente nos Estados Unidos e na Europa: a moda do aluguel. É possível ser ?dono?, pelo menos por um dia, de roupas assinadas por mestres da alta-costura, bolsas de renomadas grifes, jóias cunhadas por mestres da ourivesaria, aviões executivos, casas em hotéis e carros portentosos. ?Este mercado no Exterior é muito grande?, diz Carlos Ferreirinha, diretor da MCF Fashion, consultoria especializada no segmento do luxo. ?Alugar, porém, proporciona um prazer com data e hora para acabar.?

Esperanza: Charmoso hotel no México é mais um entre as 300 propriedades do Exclusive Resort

Na ponta do lápis, o negócio é vantajoso. Nas empresas americanas Bag Borrow or Steal e Borrowed Bling, uma bolsa Chanel que custaria US$ 2 mil pode ser alugada por US$ 30 a semana ou US$ 90 o mês. Uma jóia que sairia por US$ 10 mil também é locada por US$ 295 mensais. Como o público feminino (sem machismo) é volúvel às novidades no mundo da moda, o aluguel é a melhor maneira de encantá-las. Afinal, o que é usado hoje pode passar do ponto amanhã. Há, entretanto, quem discorde dessa tese. ?Quando as mulheres gostam de uma bolsa, elas querem tê-la?, diz Ricardo Minelli, dono da loja de acessórios Shu & Purs. Quanto a isso, não há problema. Se alguma cliente gostar das bolsas e jóias alugadas, pode comprá-las.

Foto: BrainPix

Ferrari 360 Modena: carro que custa US$ 330 mil tem uma diária de US$ 718

Na onda do movimento, de experiência momentânea, surgiram grandes empresas. A NetJets, uma empresa de aluguel de aviões, criou um cartão chamado Marquis Jet Card. É uma espécie de cartão de milhagem corporativo que, a um custo de US$ 116 mil a US$ 320 mil, garante o uso de um jato executivo por 25 horas durante o ano. Na hotelaria, esse nicho foi desbravado pela Exclusive Resorts. A empresa, dona de mais de 300 mansões ao redor do mundo, permite aos mais de 2,5 mil associados hospedarem-se em casas avaliadas em US$ 3 milhões por um período que varia de 15 a 45 dias por ano. Para isso, paga-se uma taxa de adesão que vai de US$ 225 mil a até US$ 425 mil e anuidades de US$ 10,5 mil a US$ 27,5 mil. Entre as casas oferecidas, encontram-se apartamentos na Trum Tower, na Quinta Avenida, em Nova York, resorts no México e suntuosas casas em Londres. Na terra de Sua Majestade Elizabeth II, uma dica: a empresa Great Experience Days aluga uma Ferrari 360 Modena, avaliada em US$ 330 mil, por US$ 718 a diária. É uma boa chance de acelerar em grande estilo. Até porque ninguém vai saber que o carro é alugado.

ACESSÓRIOS

 

BRACELETE
Em aço, ouro branco e diamantes, ele custa US$ 95 por semana

 

BRINCOS
Produzidos em ouro e diamantes, podem ser alugados por US$ 50 a semana

 

RELÓGIO
Esta jóia de pulso sai por US$ 249 por semana

 

BOLSA
Modelo da Chanel é alugado por US$ 80 a semana