02/02/2005 - 8:00
A rede Droga Raia é do tempo em que farmácia se escrevia com ?Ph?. Mas nem por isso ela parou no tempo. Fundada há 100 anos, em Araraquara (SP), a empresa opera 132 lojas próprias em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. É a quarta maior cadeia de drogarias do País (atrás de Pacheco, São Paulo e Drogasil), com faturamento de R$ 560 milhões em 2004. Mas o plano é se tornar uma rede nacional em oito anos. O principal foco da expansão já foi definido: farmácias de luxo. O conceito é novo e se traduz por espaços enormes, onde se vendem mais cosméticos e produtos de higiene pessoal do que remédios. ?Esses segmentos representam até 35% do negócio nas megastores, dez pontos a mais do que nas lojas tradicionais?, afirma Antonio Pipponzi, presidente da companhia. ?E as vendas se concentram nas classes A e B.?
Não por outro motivo, as farmácias de luxo da Droga Raia oferecem outros atrativos à seleta freguesia. Além de estacionamento generoso e ar-condicionado, há consultoria em maquiagem, tratamentos de pele e de cabelo e testes de diabetes e colesterol. A rede planeja abrir 24 lojas nos próximos dois anos, com investimentos de R$ 15 milhões. A metade terá o perfil luxo.
“Estamo preenchendo um vácuo deixado pelo fim das perfumarias de bairro?, avalia Sérgio Mena Barreto, presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias. ?E com uma vantagem sobre os supermercados: como acontecia nos antigos magazines, que também sumiram, nós fazemos venda assistida. Aí está o pulo-do-gato.?