O roteiro é um chamariz ao glamour. Viagens para a região montanhosa do Canadá e para as geleiras do Alasca. O transporte? Mais charmoso, impossível: trens com vistas panorâmicas. Leia-se, teto transparente. Muito mais do que simples vagões são verdadeiras mansões sobre trilhos com shopping center, cozinha internacional, sistemas de entretenimento e acomodações de primeira. Com vocês, o Rocky Moutaineer Railtour, que percorre cidades pitorescas do Canadá, e o Midnight Sun Express, que faz um trajeto inesquecível pelo Alasca. Operadoras de turismo como a Queensberry e a Maktour já começam a traçar o caminho sobre esses trilhos do requinte.

No Rocky Moutaineer Railtour, por exemplo, o atendimento dispensa adjetivos. Há dois tipos de classes para os viajantes: a red e a gold. A red é mais simples, mas a gold é equivalente à primeira classe de um avião. Para se ter uma idéia do que o espera, basta verificar o preço da viagem de um dia: custa US$ 1,17 mil. Desde a saída, em Vancouver, até o seu destino, em Banff, uma cidade rodeada de reservas naturais, os hóspedes são paparicados como poucos. A começar pela comida. O menu conta com pratos saborosos e o serviço é a la carte. Mas para aqueles que esperam encontrar emoção vai um aviso: este passeio é para quem pretende relaxar e apreciar as montanhas canadenses do segundo andar do trem. Diversão, porém, é garantida. Durante a noite, os vagões param no simpático vilarejo de Kamloops, que fica no alto de uma montanha, onde os passageiros podem dormir em pousadas requintadas e assistir a um show de música típica da região.

Oportunidade como essa não dura o ano inteiro. Este passeio só pode ser feito de maio a outubro, época em que o inverno não é rigoroso e as regiões repletas de neve dão lugar a uma imensidão de florestas verdes. Mas se você preferir uma paisagem onde cada centímetro é coberto por flocos brancos, o endereço é o Alasca. Para este roteiro, a estrela dos trilhos chama-se Midnight Sun Express. Este badalado trem é dotado de shopping center, cozinha internacional e sistema de entretenimento. O passeio inclui ainda um cruzeiro marítimo em navio de luxo e uma viagem de ônibus com televisões espalhadas por todas as poltronas. Para os interessados, um aviso: a jornada de 12 noites não é nem um pouco barata: US$ 10,9 mil por pessoa.