04/08/2025 - 11:05
A norte-americana Lyft disse nesta segunda-feira que fará uma parceria com a chinesa Baidu para lançamento de serviço de táxis sem motorista na Europa a partir do próximo ano, marcando a primeira incursão da gigante chinesa dos mecanismos de busca no setor europeu de táxis autônomos.
A parceria será lançada inicialmente na Alemanha e no Reino Unido, com os robôs-taxis elétricos RT6 da Baidu operando na plataforma da Lyft, enquanto se aguarda a aprovação regulatória.
+ Baidu e Uber firmam parceria para lançar robotáxis na Ásia e no Oriente Médio
+ Tesla revela carro totalmente autônomo projetado para serviço de robô-táxi
As empresas têm como objetivo expandir o serviço para milhares de veículos em toda a Europa nos próximos anos, aproveitando a aquisição de US$200 milhões do aplicativo de mobilidade europeu FreeNow pela da Lyft.
O negócio deu à Lyft acesso a operações em nove países e mais de 180 cidades, marcando sua primeira expansão fora da América do Norte.
Sob a parceria, a Lyft operará a plataforma, gerenciando serviços ao cliente e logística da frota, enquanto a Baidu fornecerá veículos autônomos e conhecimento técnico.
O acordo ocorre no momento em que a rival Uber expandiu esforços globais de robotáxi, trabalhando com Waymo, Pony.ai, WeRide e Momenta, com um lançamento europeu também previsto para 2026.
Atualmente, o serviço Apollo Go da Baidu opera mais de 1.000 veículos em 15 cidades em todo o mundo e já realizou mais de 11 milhões de viagens, mas a parceria com a Lyft marca a primeira iniciativa comercial da empresa na Europa.