O que o jogador de futebol David Beckham, o popstar Elton John e a dragqueen RuPaul têm em comum? Os três adoram os produtos da Make-up Art Cosmetics, a MAC, maior fabricante de maquiagem profissional do mundo. Repare nas fotografias dessas estrelas que você vê por aí. Beckham com os lábios cintilantes? Elton John com as maçãs do rosto rosadas? É MAC, pode crer. Conhecida por aqui somente nos bastidores dos desfiles de moda e nos camarins da TV Globo, a empresa está entrando no varejo brasileiro. No mês que vem, inaugura sua primeira loja no País, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. A tacada ocorre em parceria com o grupo Brasif, que distribuirá os 3 mil itens da marca no País. ?Vamos começar vendendo a linha básica. Em 2003, abriremos outra loja para comercializar os produtos profissionais?, diz Gustavo Fagundes, diretor da Brasif, sem revelar o investimento.

 

Criada em 1985 por maquiadores canadenses, a MAC nasceu sob o
lema ?Todas as raças, todos os
sexos e todas as idades?. Com suas cores fortes e marcantes, virou febre nos palcos e nas passarelas (Madonna, Mick Jagger e Linda Evangelista também são fãs). De lá para cá, com uma fábrica modesta instalada num subúrbio de Toronto, espalhou 263 lojas em 44 países. E despertou o interesse da gigante americana Estée Lauder, que fatura
US$ 4,7 bilhões anuais e a comprou em 1994. A MAC chega ao Brasil de olho no mercado de meio bilhão de reais, o de maquiagens para unha, boca e rosto.
?Na verdade demoramos para vir. Que outro país do mundo se encaixa tão bem no nosso slogan??, pergunta a luso-americana Yvete Swallow, porta-voz da empresa.
A MAC pode ser para todas as raças, sexos e idades, mas certamente não é para todos os bolsos. Seu produto mais elementar, um batom, custa R$ 60.