04/04/2014 - 23:20
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira – em rede nacional – a prisão de dois supostos narcotraficantes, incluindo um colombiano, que participavam de piquetes de rua durante protestos contra o governo.
Segundo Maduro, em Barinas foi capturado o colombiano “Hugo Alberto Nuncira Soto, também conhecido por “Don Diego” ou “El Junco”, um dos traficantes do grupo criminoso “Los Urabeños”, da Colômbia. O homem estava à frente de um piquete.
O presidente também informou a prisão de Gabriel Alejandro Reyes Beltrán, “um dos traficantes mais procurados pelas autoridades internacionais”, que liderava “parte das barricadas” em San Cristóbal, foco da onda de protestos que sacode a Venezuela há dois meses.
“Grupos de narcotraficantes e paramilitares colombianos estão diretamente envolvidos – dirigindo, planejando e executando piquetes – em todos os planos para levar a violência à Táchira, Merida, Zulia e Barinas”, denunciou Maduro.
O governo de Maduro – herdeiro político de Hugo Chávez – denuncia que os protestos são parte de um plano de golpe de Estado com o apoio de setores americanos e colombianos, com a ajuda de uma campanha midiática internacional anti-venezuelana.
Até o momento, os protestos deixaram 39 mortos, 608 feridos, quase 100 denúncias de abusos policiais e uma centena de detidos, incluindo o líder opositor Leopoldo López e dois prefeitos. Outra líder opositora, a deputada María Corina Machado, teve seu mandato cassado pela Assembleia Nacional e pelo Tribunal Supremo de Justiça.
val/lr