Se o Pix já é visto como uma forma simples e rápida de efetuar pagamentos à vista, o Magazine Luíza diz ter desenvolvido um jeito de fazer transações ainda mais fácil. A Fintech Magalu, vertical de serviços financeiros do grupo, lançou nesta quarta-feira (14) um sistema para facilitar as compras online. 

A ferramenta é chamada de Iniciador de Transação de Pagamento (ITP), e permite iniciar uma ordem de pagamento diretamente de um canal digital, sem precisar copiar e colar códigos de barras, como acontece no Pix, por exemplo.

Novo recurso do Instagram permite que pais monitorem o perfil do filho

A novidade, que já foi liberada pelo Banco Central, só foi possível de ser implementada com o surgimento do Open Finance, que inaugurou o compartilhamento padronizado de dados sobre produtos, informações financeiras e serviços pelas instituições autorizadas pelo BC. O primeiro cliente da Fintech Magalu é o KaBuM!, e-commerce de tecnologia e games, que também pertence ao grupo Magazine Luiza.

A simplificação do processo de pagamento é vista como um modo de agilizar a relação entre empresas e clientes, segundo Patrícia Ikeda, gerente da Fintech Magalu. “É uma ótima oportunidade das empresas melhorarem a experiência do cliente e reduzir as desistências na etapa final da compra”.

Como vai funcionar?

Ao optar pela funcionalidade, o cliente vai poder usar o saldo do banco onde tem conta para realizar o pagamento à vista, sem precisar copiar códigos ou ler código de barra de boleto. 

Isso porque o ITP conecta tecnologicamente os aplicativos e sites a diversas instituições financeiras, para que a transação de pagamento aconteça de forma segura – já que as empresas que operam com o sistema são reguladas pelo Banco Central.

Para realizar a transação, o cliente faz a autorização do pagamento na instituição onde está o dinheiro. Mas, de acordo com o Magalu, em breve, também será possível solicitar a autorização recorrente do pagamento por meio do ITP.

Ainda segundo a empresa, o ITP já está disponível para uma base selecionada de usuários e será liberada para 100% dos clientes nas próximas semanas.