24/06/2024 - 9:52
O Magazine Luíza e o AliExpress, do grupo chinês Alibaba, anunciaram nesta segunda-feira, 24, uma parceria para disponibilizarem produtos em seus respectivos marketplaces.
Enquanto a linha Choice da chinesa aparecerá nas plataformas de venda do Magalu, a linha 1P da empresa dos Trajano será vendida no aplicativo e site da AliExpress Brasil.
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As mercadorias
A expectativa é de que as vendas estejam ao alcance dos consumidores ainda no 3º trimestre de 2024.
Segundo representantes das empresas, os produtos disponibilizados no AliExpress serão bens duráveis, que incluem eletrodomésticos pesados hoje não comercializados na plataforma, como geladeira e fogão.
Já no Magalu, a linha adicionada pela chinesa inclui produtos premium, com entrega mais rápida e melhor custo-benefício. Serão ampliadas as opções de produtos diversos como itens de beleza e acessórios de informática.
Os produtos do AliExpress contarão com os benefícios da Remessa Conforme, que isenta de impostos importações com valor inferior a US$ 50. Também poderão ser comercializados nas mais de 1.250 lojas físicas do Magalu.
Ganhos para as empresas
A remuneração das empresas será feita através de uma taxa sobre os valores dos produtos nas próprias plataformas, um “take-rate” combinado pelas duas companhias ao longo dos últimos sete meses. A entrega dos produtos permanecerá a cargo de cada plataforma separadamente por ora, porém uma futura parceria logística não é descartada.
Segundo o CEO da Magazine Luiza, Frederico Trajano, as plataformas contam juntas com mais 700 milhões de visitas por mês, além de possuírem mais de 60 milhões de clientes ativos. “As chances de conversão dos dois canais é enorme. (…) Estamos muito animados com a potência da parceria”, disse.
As conversas para a parceria iniciaram no final de 2023 e contaram com diálogos de diversas áreas das empresas, incluindo o time de tecnologia. Informações sobre as expectativas de ganhos financeiros das companhias ainda não foram divulgadas, porém foi anunciado o objetivo é ampliar a frequência de compra em ambas as plataformas.