19/07/2010 - 3:16
A rede varejista Magazine Luiza espera chegar a um faturamento de R$ 15 bilhões até 2015, o que significa mais do que dobrar o resultado atual. A informação é de Luiza Trajano, presidente da rede, durante o anúncio de aquisição das Lojas Maia, que marca a entrada da empresa no Nordeste. Com a aquisição, o faturamento bruto da companhia salta para R$ 6 bilhões.
“Crescer a uma média de 15% ao ano é mais do que provável, é real”, afirmou a jornalistas em evento em São Paulo, o superintendente da empresa, Marcelo Silva. As principais bases para essa projeção são, além da expansão orgânica da própria rede, o crescimento da economia e novas aquisições.
Com a aquisição das Lojas Maia, a rede Magazine Luiza ganha 141 lojas espalhadas por nove estados daquela região, totalizando 611 lojas em 16 estados brasileiros. “Nós queríamos muito ir para o Nordeste, o Magazine Luiza tem a cara da região”, afirmou a presidente da rede, Luiza Trajano.
O foco das lojas no Nordeste será o público das classes C e D. Marcelo Silva negou que o valor da aquisição tenha sido de R$ 290 milhões, como o mercado havia mensurado, mas se negou a precisar de quanto teria sido a negociação. “Mas podemos afirmar que usamos capital próprio para a aquisição”, destacou Luiza Trajano. Segundo ela, do total da aquisição, 40% do pagamento será realizado com capital próprio e o restante com refinanciamento das dívidas que as Lojas Maia tem com bancos e serão assumidas pelo grupo.
Luiza Trajano afirmou ainda que, nos próximos de três meses, as lojas já receberão um logotipo da companhia e, no prazo de 12 meses, todas as lojas com a bandeira Maia adotarão o nome Magazine Luiza definitivamente.
O próximo passo do Magazine Luiza pode ser o Rio de Janeiro, onde a empresa pode utilizar uma estratégia parecida com a realizada em São Paulo, quando abriu cerca de 40 lojas simultaneamente. Mas Luiza Trajano afirma que ainda não há planos concretos para isso.
“Meu sonho é estar no Rio antes de 2014”, brinca. A empresa não descarta a abertura de capital no médio prazo, mas evitou dar prazos. A companhia também prevê para outubro a inauguração de uma megaloja com nove mil metros quadrados, na marginal Tietê, na capital paulita, que também abrigará um escritório de negócios da empresas. A unidade terá um centro de lazer com cabeleireiro e acesso à internet, entre outros atrativos para clientes.