19/09/2019 - 14:08
Esqueça coelhos, cartolas, baús cortados. Pense em realidade aumentada, hologramas e drones. E você nunca mais vai usar a palavra magia sem pensar em tecnologia. Os ilusionistas Klauss Durães e Henry Vargas conduzem o show “Desafios Mágicos: Relatividades”, em cartaz no Teatro Folha de São Paulo, em Higienópolis.
Vargas diz que no show a dupla “quebra alguns paradigmas do ilusionismo velho”. E aí entram em cena recursos tecnológicos como hologramas, realidade aumentada e drones. “Fazer uma apresentação que tire o fôlego do público não é fácil. Afinal, competimos a atenção das pessoas com os smartphones, por isso não enxergamos a tecnologia como nossa rival, mas sim como nossa aliada.”
Durães afirma que “a mágica trabalha com arte de quebrar as leis e as lógicas convencionais”. O que é impossível para uma pessoa pode ser possível para outra. “É tudo uma questão de ponto de vista”, afirma. Por esse motivo a questão central que move a apresentação é: O impossível é mesmo relativo? Essa pergunta conduz a relação entre ilusionistas e plateia.
Os dois começaram as carreiras como mágicos fazendo festas infantis e participando de campeonatos e em 2009 lançaram a Ilusion, empresa especializada na criação de efeitos mágicos para eventos corporativos. Os ilusionistas já se apresentaram por países da Europa à Ásia, da China aos Estados Unidos, mas estavam ansiosos para a temporada brasileira.
Para abrir o show, eles utilizam a tecnologia com Interações Digitais para contextualizar o espetáculo. Vargas diz que eles buscam usar a mágica como ferramenta de comunicação. “Nas nossas apresentações, queremos mostrar para o público que as impossibilidades dos nossos problemas são relativas e que devemos abrir os nossos olhos para novas oportunidades”, diz. O objetivo da dupla é promover uma apresentação interativa e, para isso, trabalha com a realidade de vida do público e também usa elementos cotidianos nas interações ao longo do show.
Serviço
Espetáculo: “Desafios Mágicos: Relatividades”
Até: dia 27 de setembro
Horário: sextas-feiras às 23:59
Local: Teatro Folha, Higienópolis, São Paulo (SP)
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: R$ 60 (setor 2) e R$ 80 (setor 1)
Divulgação/Iago Fundaro