12/06/2019 - 14:37
A empresa chinesa DJI é conhecida por seus drones de quatro hélices, que atualmente tem um market share de 70% dos drones civis em atuação no mundo. Porém seu novo produto vai na direção contrária de seu carro chefe, e acena para um reality show organizado pela empresa na China.
Durante três semanas do ano, a DJI junta estudantes de faculdade da China, Japão, Estados Unidos e outros países para uma competição de luta de robôs em um estádio na cidade de Shenzen, sede da empresa. Os aparelhos montados por participantes passam por diversos desafios e reparos ao longo da competição para definir qual o melhor robô de luta. A DJI grava tudo isso e transforma em um programa de televisão, eventualmente oferecendo emprego aos melhores candidatos.
Com esse expertise, a companhia lançou o Robo Master S1, um robô do tamanho de uma torradeira que pode ser montado, programado e customizado através de uma base retangular com quatro rodas. O intuito do novo produto é oferecer uma experiência educativa para jovens a partir de 6 anos, que poderão entrar em contato com questões de mecânica e programação com o kit do S1.
O pacote completo irá custar US$ 500, e trará além de diversos sensores um pequeno lançador de laser e bolinhas de água do tamanho de uma pérola, para aumentar o “poder de fogo” do aparelho. O sistema do Robo Master S1 poderá se conectar a smartphones para que o usuário consiga controlar o aparelho pelo celular, podendo ter a visão da câmera frontal do robô na tela do aparelho e até mesmo “travar” em um alvo para atacar.
A DJI disse que o S1 pode ser o primeiro de uma linha de robôs educativos, além de tentar popularizar as lutas que promove, para que saia de um nicho e se torne outro grande mercado para a empresa que hoje é sinônimo de drones.