08/03/2025 - 17:24
A Natural Products Expo West 2025, a maior feira de produtos naturais, orgânicos e saudáveis do mundo, realizada anualmente em Anaheim, Califórnia (EUA), é uma oportunidade única para a identificação de inovações no mercado de saúde e bem-estar. Entre as mais de 3 mil empresas expositoras, há de tudo. Desde produtos liofilizados inusitados, como cogumelos, até bebidas prebióticas que diminuem os efeitos colaterais do Ozempic.
É isso mesmo. Nos pavilhões da feira, encontrei diversas bebidas prebióticas, reforçando tendências de cuidado com intestino. Uma das opções disponíveis contava com suporte para GLP-1, um hormônio produzido naturalmente no processo de digestão que tem papel fundamental na regulação do açúcar no sangue e do apetite. Ou seja, é uma uma bebida que ajuda pessoas que usam medicamentos para perda de peso, como o Ozempic, a diminuir seus efeitos colaterais, como o intestino mais lento.
De acordo com dados da Reuters, os Estados Unidos aumentaram o uso do medicamento em mais de 16 vezes, entre 2019 e 2023, resultando em mais de US$ 9,2 bilhões gastos em 2023. Por isso, faz sentido que a indústria esteja olhando para esse público e produzindo produtos pensando nesse consumo.
Outra tendência que segue forte é a expansão do mercado de leites vegetais, com marcas como Minor Figures liderando o segmento. Conhecida pelo seu leite de aveia voltado para baristas, a marca continua ganhando espaço com produtos de alta qualidade e uma comunicação moderna.
O crescimento dessa categoria é inegável e o setor global de leites vegetais já vale US$ 20 bilhões de dólares, de acordo com um relatório recente da Brainy Insights, com expectativas de dobrar de tamanho nos próximos anos. Isso reflete a busca por alternativas ao leite convencional, tanto por questões ambientais quanto por preferência de sabor.
Nesta edição da feira, chamou minha atenção ainda a variedade de alimentos liofilizados. No Brasil, é cada vez mais comum encontrarmos opções de snacks de frutas. Mas na Natural Products Expo West deste ano, encontrei cogumelos e legumes, além de opções de snacks para pets, que citei no primeiro artigo.
A liofilização é uma opção interessante para o mercado saudável, uma vez que preserva o sabor e nutrientes do alimento, fazendo com que fiquem leves e fáceis de transportar, características importantes para o consumidor e também para as empresas. O mercado de snacks liofilizados foi estimado pela Fortune Business Inside em US$ 8,75 bilhões, em 2024, e a projeção é que cresça 6,86% ao ano até 2030, chegando a US$ 14,87 bilhões.
A cada dia de feira, fica mais claro que o mercado de produtos naturais está indo além do óbvio, trazendo soluções inovadoras, em diversos setores, que combinam propósito e tecnologia para atender um consumidor cada vez mais exigente.