09/12/2025 - 7:00
O grupo Magazine Luiza inaugura nesta terça-feira, 9, a partir das 11h30, a maior loja física da sua rede na avenida Paulista, no local da antiga Livraria Cultura. A unidade reunirá pela primeira vez lojas físicas de todas as grandes varejistas do grupo: Estante Virtual, KaBuM!, Netshoes, Época Cosméticos e a própria Magazine Luiza. O espaço de 4 mil metros quadrados venderá eletrodomésticos, brinquedos, games, tênis e até livros.
Segundo o CEO da empresa, Frederico Trajano, a expectativa é que a Galera Magalu se torne em seis meses a líder de vendas entre as mais de 1,3 mil unidades da rede e consiga pagar o investimento feito em até um ano e meio apenas com venda de publicidade. O valor investido não foi informado.
Como adiantou a IstoÉ Dinheiro em outubro, a Galeria Magalu foi desenhada para alcançar grandes lucros com venda de publicidade e espaço de destaque para marcas no mostruário. Em sua inauguração, por exemplo, um espaço na loja KaBuM! em parceria com a Sony reúne peças para quem quer montar o próprio PlayStation, e estantes repletas com produtos licenciados Disney no pavilhão central.
“Nós temos aqui nesse espaço mais de 150 marcas. Cada espaço da Galeria foi pensado para marcas. A quantidade de telas que a gente colocou aqui é porque hoje está a super trend Out Of Home. As marcas estão buscando isso, porque no digital a competição é super intensa. É difícil fazer um bom storytelling de uma marca só no digital”, diz Frederico Trajano.
O Magazine Luiza aposta fortemente ainda nas lojas físicas como impulsionadoras de vendas. Segundo relatos da diretora da empresa, locais em que chegam lojas físicas apresentam um crescimento nas vendas do digital.

Homenagens à Livraria Cultura
Questionado sobre como a Magazine Luiza pretende atrair público para sua nova loja na Avenida Paulista, um local já tradicionalmente cheio de ativações de marketing, Frederico Trajano aposta na própria tradição do espaço. “A gente trouxe de volta à vida esse espaço que sempre foi tão importante para a Paulista”, disse.
Quem sugeriu que o Magazine Luiza assumisse o espaço foi justamente Sérgio Herz, CEO da Livraria Cultura e filho dos fundadores da empresa. “No começo do ano passado foi a primeira conversa com o Sérgio Herz, e ele falou: ‘Olha, eu tô saindo do ponto, eu queria muito que vocês assumissem'”, relatou Trajano.
Em troca, os Trajano buscaram honrar o legado da família Herz, o que foi feito através de iniciativas como a manutenção das estantes da antiga livraria, inclusive com marcas do antigo logo. O antigo Teatro Eva Herz trocou de nome por um contrato de patrocínio, mas ainda assim foi chamado “Teatro YouTube – Sala Eva Herz”. Já uma parceria com a Pinacoteca buscará manter exposições de arte no local. O projeto da Galeria Magalu incluiu ainda a venda de livros através da primeira loja física da Estante Virtual.


Na véspera de inauguração, Sérgio Herz e Luiza Trajano, mãe de Frederico e presidente do Conselho do Magazine Luiza, enviaram um e-mail para os clientes da antiga livraria no espaço. “A antiga loja fechou, mas seu espírito não”, escreveram.
Tecnologia, influenciadores e gamers
Apesar das tentativas de homenagens, o espaço ganhou definitivamente uma cara nova, com os diversos painéis de led, além dos eletrodomésticos e eletrônicos exibidos no mostruário. Com a necessidade de grandes estantes, reduziu-se também bastante o espaço para sentar e ler livros, um dos ícones da antiga Livraria Cultura.
A Galeria Magalu aposta por outro lado em ferramentas para atrair os aficionados por cultura digital. O próprio teatro, através da parceria com o YouTube, é propagado como um espaço que receberá, para além das peças, eventos com a presença de influenciadores digitais. Há ainda inúmeros espaços para tirar fotos para as redes sociais, além de vídeogames.
No espaço da Época Cosméticos, primeira loja física da empresa, foram instalados scanners faciais capazes de recomendar produtos a partir do rosto das pessoas. Na primeira loja da Estante Virtual, um totem eletrônico ajuda na escolha de livros.




