O maior navio hospital do mundo, com capacidade para receber 200 pacientes e 950 ocupantes já está em operação na costa do Senegal.

O Global Mercy começou a ser construído em 2017, com o dinheiro arrecadado em doações para a ONG Mercy Ships. Com 7 mil metros quadrados de área hospitalar, ele conta com seis salas de cirurgia, laboratório, clínica oftalmológica, clínica odontológica e vários ambulatórios.

+ Fome no mundo aumenta e agências da ONU alertam para “catástrofe iminente”

Além de toda a preocupação em garantir o bem-estar de pacientes, médicos e tripulação, o navio foi construído também com o foco na sustentabilidade. Seu sistema de ar condicionado é filtrada para uso técnico, reduzindo o consumo de água potável em 50%, enquanto o uso de sistemas de alta eficiência reduziu o consumo de energia na embarcação em 15 %.

O objetivo da embarcação é prestar atendimento médico em regiões onde o sistema de saúde é precário ou inexistente, assim como oferecer treinamento para profissionais dessas regiões.

O Global Mercy saiu do estaleiro direto para o Senegal, onde chegou no início do mês de junho para prestar atendimento a população da região. Nesta semana ele recebeu a companhia de outro navio da Mercy Ships, o Africa Mercy, uma embarcação menor e que está em serviço desde 2007, mas que prestará agora suporte ao novo navio. Juntos, eles terão capacidade de levar 1.500 voluntários.