Primeiro, foram as estações de esqui que não puderam operar devido à crise climática. Agora, a maior pista de gelo ao ar livre do mundo enfrenta a possibilidade de uma temporada totalmente fechada, devido à falta de gelo.

Confirmado pelo Guinness como a maior pista de gelo naturalmente congelada do mundo, a pista de patinação do Canal Rideau em Ottawa, no Canadá, recebe mais de um milhão de visitantes por ano. A pista de 78 km é, na verdade, parte do Canal Rideau, um Patrimônio Mundial da UNESCO de 200 km que conecta Ottawa ao Lago Ontário e ao Rio St. Lawrence.

+ Esterco das baleias ajuda a mitigar aquecimento global

Todos os anos, geralmente do início de janeiro ao início de março, cerca de um milhão de pessoas se aglomeram no local para patinar ou caminhar por ele. Suas datas de abertura, no entanto, são sempre dependentes do clima. A pista é aberta ao público quando o gelo tem pelo menos 30 centímetros de espessura. Esse tipo de espessura precisa de 10 a 14 dias de “clima frio consecutivo”, de acordo com a Comissão Nacional da Capital , que administra o local.

Para esta tarefa, “frio” é definido como -10°C a -20°C. Os profissionais se preparam para o início da temporada de patinação inundando o gelo (já profundo) para engrossá-lo ainda mais. Mas este ano não há gelo suficiente para criar a pista de skate.

Ottawa está passando por um dos invernos mais quentes de todos os tempos, já que as temperaturas na capital geralmente muito fria permaneceram amenas. À medida que as mudanças climáticas aceleram, os invernos estão ficando mais quentes em todo o mundo. Os últimos oito anos foram os mais quentes já registrados no planeta .