O mandato dos prefeitos das cidades brasileiras foi avaliado pela maioria da população (39%) como “regular”. A pesquisa, realizada pelo PoderData entre os dias 6 a 8 de dezembro de 2021, mostra que 31% das pessoas consideram as gestões municipais “bom” ou “ótimo”. Outros 27% dos prefeitos são considerados como “ruim” ou “péssimo”.

Entre aqueles que consideram a gestão municipal como “ruim” ou “péssima”, destaca-se a região Centro-Oeste, que conta com uma desaprovação de 34%. Em seguida, encontra-se a região Sudeste, com 31% de rejeição dos munícipes.

+ Pesquisadora desenvolve garrafa que filtra água utilizando luz solar

Já a região Nordeste possui a maior taxa de aprovação, com 41% dos entrevistados que avaliam os prefeitos das suas cidades como “bom” ou “ótimo”. Em segundo lugar, a região que mais ‘aprova’ os gestores municipais é o Norte do país, com 40% de avaliação positiva dos moradores locais.

O PoderData também cruzou os dados da avaliação dos prefeitos com a avaliação do trabalho de Jair Bolsonaro. Os que avaliam o presidente como “bom” ou “ótimo” têm avaliação mais negativa dos prefeitos.