Embora o conceito de justiça tributária do governo seja desconhecido de 56% da população, a maioria dos brasileiros (63%) é a favor de os ricos pagarem mais impostos e seja reduzida a carga tributária sobre os mais pobres. Os dados fazem parte da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 16.

O mesmo levantamento apontou que 75% são a favor da elevação da faixa de isenção do imposto de renda, tema sob análise do Congresso, e 60% defendem a taxação dos super-ricos.

+ Quem são os ‘super-ricos’ no alvo do governo Lula na reforma do Imposto de Renda?
+ Governo aposta em debate sobre taxar mais ricos e pela 1ª vez pauta redes

A maioria dos entrevistados (53%), no entanto, não aprova o discurso que coloca em oposição ricos contra pobres, por acreditar que ele divide ainda mais o país. Já 38% creem que esse discurso está certo porque “chama a atenção para os privilégios de alguns”.

Segundo a pesquisa, 59% não se sentem representados por essa nova agenda do governo, contra 34% que se sentem.

O levantamento, que ouviu 2004 pessoas em todo o país, mostra ainda que as bolhas nas redes sociais são muito diferentes da percepção geral dos brasileiros. Os polêmicos vídeos com inteligência artificial para atacar o Congresso, por exemplo, são desconhecidos por 83% dos entrevistados. E 72% não viram nenhum conteúdo que tenha criticado Hugo Motta.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Leia mais em PlatôBR.