O Saque Calamidade do FGTS disponibilizado no Rio Grande do Sul já foi solicitado por 823,9 mil pessoas, informou a Caixa Econômica Federal. O total pago chegava a R$ 1,4 bilhão no dia 31 de maio. O benefício é parte das iniciativas do governo para tentar conter os impactos econômicos da tragédia climática no estado.

O saque de até R$ 6.220 do dinheiro em contas do FGTS pode ser solicitado por habitantes dos municípios habilitados – ou seja, que tiveram reconhecido o estado de calamidade pública ou situação de emergência pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

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Trabalhadores residentes em 419 cidades gaúchas já podem acessar o benefício. A lista completa dos municípios contemplados está disponível neste link.

O Saque Calamidade pode ser acessado mesmo por quem já sacou dinheiro do FGTS nos últimos 12 meses.

Outras medidas

Os dados foram divulgados durante reunião presidida pelo ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho. Na ocasião, também foram lembrados outros benefícios que já estão disponíveis pela Caixa para a população gaúcha.

O recolhimento do FGTS entre empregadores do estado foi suspenso, parcelas do Abono Salarial foram adiantadas e duas parcelas extras do Seguro-Desemprego foram disponibilizadas aos atingidos.

Na mesma reunião, foi anunciado que o governo estuda uma atualização no aplicativo FGTS Digital para conceder empréstimos consignados a quem foi impactado pela tragédia. “A expectativa é habilitar mais de 80 instituições financeiras que já operaram com consignados junto ao INSS”, afirma o MTE em nota.

Como acessar o Saque Calamidade

Para sacar o benefício, é necessário primeiramente que o trabalhador possua saldo em sua conta no FGTS. A solicitação deverá então ser feita pelo aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS neste link.

Após baixar o programa e logar em sua conta, siga o seguinte passo a passo:

  • Acesse a opção “Meus Saques”;
  • Clique em “Outras Situações de Saques”;
  • Selecione Calamidade pública”;
  • Informe login e senha caso seja necessário;
  • Leia as condições e documentos necessários e selecione “Solicitar saque”;
  • Selecione na lista o nome do município de residência;
  • Escolha o tipo de comprovante de residência emitido nos últimos 120 dias;
  • Caso não possua contas ou carnês, o trabalhador poderá utilizar uma declaração emitida pelo Governo Municipal ou do Distrito Federal, ou ainda uma declaração própria contendo nome completo, CPF, data de nascimento, endereço residencial completo, incluindo CEP. Comprovantes em nome de conjuguês necessitarão ser acompanhados de certidão de casamento ou Escritura Pública de União Estável;
  • Digite o CEP e o endereço;
  • Selecione uma opção para o saque: por crédito em conta bancária de qualquer instituição, ou presencial em agências da Caixa;
  • Anexe seus documentos: comprovante de identidade e de residência;
  • Tire uma foto do rosto com seu documento de identificação;
  • Confira os anexos e os dados e confirme;
  • Aguarde a análise da Caixa, que creditará o valor após a aprovação.