Na semana passada, no evento de premiação As Marcas mais Valiosas do Brasil, o inglês David Roth, CEO da The Store WPP para a Ásia, apresentou um estudo que avaliava não apenas as grifes como também os países. Com base em um big data recheado com 4,6 bilhões de informações, a pesquisa The Best Countries WPP mostrou que o Brasil ocupa a 29a posição entre os 80 maiores países avaliados. Os famosos estereótipos como “aventura”, “felicidade” e “diversão” fizeram o País se destacar. Os quesitos que levaram o Brasil a perder pontos são “transparência governamental”, “distribuição do poder político” e “sistema público de saúde”.

 

Popularidade mundial

O Brasil conseguiu ficar entre os cinco primeiros em um dos indicadores analisados. Mas nada que o País possa se orgulhar. Trata-se da lista que mostra como os líderes mundiais são vistos. E o presidente Michel Temer (4) ocupa a quarta posição no ingrato ranking dos mais impopulares, atrás apenas de Donald Trump (1), dos EUA; Rodrigo Duterte (2), das Filipinas; e Vladimir Putin (3), da Rússia. Os mais queridos são Justin Trudeau, do Canadá; Angela Merkel, da Alemanha; Emmanuel Macron, da França; e Shinzo Abe, do Japão.

(Nota publicada na Edição 1067 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Gabriel Baldocchi e Moacir Drska)