Cama de casal com lençóis de mil fios, banheiro com ducha, culinária de alto padrão e até um mordomo inteiramente ao seu dispor. Quem disse que viajar de avião é cansativo? Depois do lançamento do The Residence, da Etihad Aiways, companhia aérea dos Emirados Árabes, a primeira classe nunca mais será a mesma. O anúncio da empresa, feito no domingo 4, elevou o patamar de sofisticação na corrida para conquistar os endinheirados que não se incomodam em gastar R$ 46 mil em uma passagem de avião. O serviço, que deverá ficar disponível ainda no fim deste ano, só funcionará para o trecho Abu Dhabi-Londres, que tem sete horas e meia de duração.

Para 2015, devem entrar na rota do luxo Paris, Nova York e Sydney. O The Residence é o primeiro espaço em avião comercial do mundo a ter três cômodos: sala de estar, quarto e banheiro. São 11,6 m², que abrigam uma ou duas pessoas, com tapeçaria personalizada e mesas com marchetaria, além de cama e sofá com revestimento Poltrona Frau, a mesma encontrada no interior dos bólidos da Ferrari. Os cardápios são personalizados de acordo com a preferência dos passageiros e elaborados pelo chef especializado em alta gastronomia a bordo da aeronave. E se o feliz passageiro estiver a fim de tomar café da manhã? Sem problemas.

O mordomo, treinado na conceituada Savoy Butler Academy, na capital britânica, estará disponível o tempo todo apenas para satisfazer suas preferências. Os mimos não param por aí. O sistema de entretenimento Panasonic eX3 oferece mais de 750 horas de diversão, entre jogos, filmes e seriados, nos dois monitores com tela sensível ao toque localizados na cabine (um de 32 polegadas na sala de estar e outro de 27 polegadas no quarto) e sistema wi-fi. O banheiro, com chuveiro, roupão e secador de cabelo, permite que o passageiro tome uma ducha antes do pouso e vá direto para uma reunião na City, o distrito financeiro de Londres.

Detalhes da viagem, como transporte em limusine, check-in, escolhas de refeições e outras comodidades, são cuidados pela equipe de concierges da Etihad Airways. Tudo para fazer com que o passageiro se sinta a bordo de seu jato particular. Até o lobby foi reformulado para ganhar ares de sofisticação. Outros espaços nas novas aeronaves Airbus 380 e Boeing B787 serão renovados, ganhando mais conforto e requinte, como a First Suite, uma primeira classe mais tradicional, com poltrona e descanso de pé que se transformam em uma cama e banheiro com ducha compartilhado com os outros oito clientes do espaço premium. Nada comparável ao The Residence, é claro.

James Hogan, CEO da companhia aérea, dona de um faturamento anual superior a US$ 6 bilhões, afirma que essas novidades elevarão o padrão de produtos e serviços nos voos para o nível mais alto já visto na aviação comercial. “Vamos mudar para sempre as expectativas dos viajantes quanto ao conforto e ao luxo a bordo”, diz o executivo. Não é à toa que na lista da Skytrax World Airlines Awards, uma espécie de Oscar do mundo da aviação, as dez melhores companhias aéreas sejam do Oriente Médio e da Ásia. Para Roberto Miranda, especialista em hotelaria de luxo, de São Paulo, as companhias aéreas mais novas, como no caso das asiáticas, precisam apostar em inovação para ganhar a disputa de mercado.

“É um posicionamento de mercado”, diz Miranda. “Uma cabine como essa empresta luxo para todas as outras categorias de passageiros, além de ser uma prerrogativa de que o avião é moderno, seguro e hi-tech.” Segundo ele, é mais do que certo que concorrentes, como a gigante e conterrânea Emirates, com faturamento anual de mais de US$ 21 bilhões, respondam à novidade com ações ainda mais luxuosas. “No Oriente Médio, eles querem luxo no sentido mais original da palavra”, afirma o especialista. “Nada de discrição: conforto sim, mas também muita ostentação.”