Mesmo em um ano indigesto para muitas empresas, há quem esteja otimista com a recuperação neste fim de ano. É o caso da rede de cafeterias Havanna, conhecida por seus alfajores e doce de leite. A operação brasileira vai acelerar, nos próximos quatro meses, a ampliação da rede, segundo Diego Schiano, que comanda a empresa no País.

A marca pretende, até a Páscoa de 2021, passar das atuais 115 lojas para 150 unidades. “As pessoas não estão conseguindo viajar e isso é uma grande oportunidade para o varejo”, disse Schiano. Com produção de 200 toneladas de panetone, a divisão brasileira espera crescimento de 5% nas receitas da data em comparação com 2019.

O mercado brasileiro é o segundo principal da marca, atrás apenas do país sede, a Argentina. Pelos cálculos dele, o faturamento de R$ 100 milhões em 2020 deve ser equivalente ao do ano passado, balanço considerado doce diante das turbulências vividas nos últimos tempos.

(Nota publicada na edição 1203 da Revista Dinheiro)