A cara de mau continua a mesma. Mas o corpinho… quanta diferença. O famoso jipão militar Hummer, da General Motors, acaba de ganhar uma versão, digamos, mais ?delicada?. Se é que se pode dizer isso de um super fora-de-estrada que não toma conhecimento de rampas com menos de 60 graus de inclinação e atravessa rios de meio metro de profundidade. O fato é que os engenheiros da GM resolveram caprichar na beleza interior do bicho para atrair consumidores mais jovens e o público feminino. E inventaram uma bela fera, o H2. Seu irmão mais velho, o H1, é aquele brutamontes de 3,2 toneladas e 2,2 metros de largura que era lançado por helicópteros de uma altura de cinco metros e já saía rodando durante a Guerra do Golfo. Dali para o sucesso nas ruas, o Hummer não enfrentou muitos obstáculos. Pelo contrário. Ganhou projeção mundial ao virar o carro de passeio de celebridades como Mike Tyson, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger. O H1 custa US$ 114 mil nos Estados Unidos (o triplo de um Mercedes ML 320) e vende cerca de mil unidades por ano no mundo. Certa de que pode multiplicar esses números, a GM criou o H2 ? menor, mais bonito e ?mais em conta? (US$ 49 mil).

 

O design de caixote não mudou muito, mas essa não era mesmo a intenção. O H2, antes de mais nada, tinha que ser um Hummer: robusto, valente, poderoso. Só que capaz de ganhar terreno dos tarimbados Cherokee, Wrangler, Land Rover e Pajero no mercado e mais fácil de estacionar no shopping. A GM espera vender 40 mil unidades anuais do novo utilitário. Por isso, concentrou-se nos detalhes. O H2 vem com tudo de bom e do melhor: bancos de couro com ajuste elétrico e memória de posições para o motorista; sistema de áudio Bose com nove alto-falantes, disqueteira para seis CDs e fones de ouvido para os passageiros de trás; ar-condicionado que mantém temperaturas diferentes à esquerda e à direita; controle interno da pressão dos pneus; e câmbio automático de quatro marchas. Para fazer o gigante andar, um motor V6 a gasolina de 316 cavalos (mais ou menos a potência de cinco Uno Mille). Enfim, apesar de seus 2 metros de largura por 4,82 de comprimento, o H2 não assusta mais tanto as velhinhas na rua.