29/05/2002 - 7:00
Ele poderia ser descrito assim: um cinqüentão avesso a inovações. Mesmo assim, o creme de barbear Bozzano, embalado naquela bisnaga azulzinha, com um logotipo antigo e o cheiro forte de menta, cresceu ano a ano distribuindo rostos bem aparados para garotos e marmanjos de todo o Brasil. Chegou a responder, sozinho, por 36% do mercado de shaving nacional, que movimenta cerca de
R$ 50 milhões ao ano. Só que os homens mudaram seus hábitos de consumo e o cinqüentão não poderia ficar parado. Foi obrigado a se modernizar. Revitalizou sua linha de produtos, inovou nas fórmulas, ousou nas embalagens e atingiu em cheio o mercado jovem. Com uma família maior, que inclui gel, desodorantes, loções e cremes, a Bozzano ganhou outros 13% de participação no segmento. Agora, ?repaginada?, quer invadir os banheiros de todo o mundo. ?Estamos em fase de estudos para levar a marca a outros países, começando pela América do Sul?, garante Vanessa Gardano, gerente de marketing da Bozzano.
Só em um detalhe a tradicional marca não mudou nem um pouquinho: o preço. ?Aí está a força da Bozzano. Ainda hoje, os produtos populares como os cremes em bisnaga representam 70% do faturamento do setor?, diz Vanessa. Por isso mesmo, a francesa Revlon, atual dona da marca, hesitou bastante antes de ampliar o mix da Bozzano. Reformular totalmente a linha de produtos poderia ser um tiro no pé, já que as pesquisas de mercado demonstravam a força popular da Bozzano. Um público fiel, e grande, não estava disposto a abrir mão do pincel e da navalha. Foi preciso, então, desenvolver uma estratégia alternativa. ?Mantivemos o produto tradicional e criamos uma linha paralela?, explica Vanessa. A novidade chama-se Bozzano Protection e inclui cremes de
barbear em versões gel e espuma, com detalhes como multivitaminas, loções cicatrizantes e proteção solar. Além disso, surgiram itens como gel para cabelo e até desodorantes. Nada menos que 25 produtos. E espere por mais novidades. ?Estamos lançando mais uma linha no segundo semestre?, adianta Vanessa, sem detalhar os próximos lançamentos.
A Bozzano não podia mais esperar. Desde que foi inventada, há mais de cinco décadas, pelo farmacêutico Mario Bozzano ? dono também de marcas ícones populares como Juvena e Colorama ?, ela pouco mudou. Mas as gigantes multinacionais começaram a ameaçar a sua liderança trazendo para o Brasil novas tecnologias, como as espumas, sprays ou gelzinho gelado que ajudam as lâminas a deslizar pela pele. ?Fomos obrigados a reposicionar a Bozzano no mercado?, diz Vanessa.
Tradição no marketing. E não só com produtos. Outra
novidade que a empresa resolveu assumir foi a publicidade. No ano passado, investiu R$ 2 milhões para voltar à tevê. O boxeador
Popó, também escolhido após uma pesquisa de mercado, virou garoto-propaganda da ?marca do homem?. O retorno foi tão bom que a dose deverá se repetir este ano. Desta vez, a modernidade terá um toque saudosista. A empresa vai voltar a usar a tática que a lançou no mercado: os jogos de futebol. Nos anos 50, um radialista famoso anunciava o creme entre um passe e outro drible. Na versão 2002, comentaristas de futebol farão o discurso. O objetivo é crescer 20% até o final da Copa do Mundo. Os outros cremes certamente torcem contra.