02/02/2011 - 21:00
Como se já não bastassem o vazamento da prova do Enem em 2009 e os erros no gabarito no ano passado, que prejudicaram mais de dois mil estudantes, a bola da vez agora foi o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Milhares de jovens não conseguiram acessar o site para se cadastrar por (mais uma) falha no sistema do MEC. Quem pagou o pato foi o presidente do Sisu, Joaquim Soares, convidado a se demitir. Está na hora de melhorar a qualidade da gestão da educação pública no Brasil. Aliás, já passou da hora.
1 – Aviação
Road show
Pedro Janot, presidente da Azul, está fazendo um inédito road show por cer-ca de 30 cidades em todo o País para apresentar às prefeituras e associações comerciais sua estratégia e plano de negócios para 2011. O objetivo é bater, literalmente, na porta e conseguir suporte e espaço para sua companhia aérea expandir resultados, principalmente no mercado de pequenas cidades – leia-se voos curtos.
2 – Moda
Opening
A badalada grife italiana Prada está de malas prontas para o Brasil. A primeira loja da sofisticada marca será instalada no Shopping Cidade Jardim, o mais luxuoso da capital paulista.
3 – Visita
Ela vem
A ex-modelo e ex-cantora Carla Bruni, atual primeira-dama da França, virá ao Brasil no final do mês de junho. O presidente Nicolas Sarkozy não acompanhará sua esposa. O programa de viagem de Carla Bruni ao Brasil está sendo mantido sob absoluto segredo. Ou melhor, estava.
4 – Publicidade
À venda
A tradicional e talentosa agência de publicidade DPZ está em via de mudar de mãos. Finalmente, os sócios Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza chegaram a um consenso: vão vender. O comprador virá de fora.
5 – Confeitaria
Crescimento
Sob o comando de Laury Roman, a confeitaria Ofner promete acelerar a expansão da rede e deve abrir mais 20 lojas nos próximos anos. O investimento médio de cada ponto será de R$ 550 mil.
6 – Tecnologia
Contrata-se
A Avaya está fortalecendo o seu time e abriu vagas para 40 diretores de vendas e serviços que ocuparão a alta diretoria da empresa.Com medo de perder seus funcionários, as concorrentes Cisco e Alcatel estão tratando seus altos executivos a pão-de-ló.
7 – Turismo
Expansão
A Starwood Hotels & Resorts planeja expandir sua rede por aqui e trazer a sua mais luxuosa marca: o St. Regis. Entre as favoritas a receber o hotel estão Rio de Janeiro e São Paulo.
8 – Expansão
No espeto
A churrascaria Fogo de Chão, dos irmãos Jair e Arri Coser (foto), aterrissará em terras cariocas. O restaurante será inaugurado em agosto, em Bota-fogo, e terá 1.500 m2. A meta é dobrar o número de unidades no Brasil até 2015 – hoje são seis em operação. O foco são as cidades com mais de dois milhões de habitantes. A expansão nos Estados Unidos também está no plano dos irmãos Coser.
9 – Bebidas
Mais chope
A tradicional cervejaria Germânia abrirá mais 80 lojas sob sistema de concessão e franquia até o final de 2011 para serviço de chopp delivery. A ex-pansão da rede deve se concentrar em terras paulistas. Hoje, são 50 lojas em funcionamento em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso.
10 – Medicamentos
Market share
A Medley Indústria Farmacêutica, um dos braços do grupo Sanofi-Aventis, ampliou sua liderança no mercado de genéricos brasileiro em 2010.O laboratório fechou o ano com mais de 32% de participação de mercado. A empresa comandada por Décio Decaro é líder de vendas em nove dos dez genéricos mais comercializados no País.
11 – Destino
Kenoa, Barra de São Miguel, Alagoas
Exclusivo. Esta é a melhor definição para o Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort, pioneiro no conceito ecochique no mercado de turismo brasileiro. Localizado em Barra de São Miguel, a 30 quilômetros de Maceió, capital de Alagoas, o hotel possui apenas 23 bangalôs.Destaque para o restaurante Kamoo, sob o comando do competente chef César Santos, o winebar e o lounge. O Kenoa spa oferece tratamentos com produtos das grifes Shiseido e Germaine de Capuccini. O hotel faz parte da rede Design Hotels. Diárias a partir de R$ 1.020.www.kenoaresort.com
12 – Hotelaria
Planos
A Sol Meliá está à procura de parceiros para trazer cerca de 15 hotéis da bandeira Inside para as principais capitais brasileiras. Sucesso na Alemanha, os hotéis são voltados para o segmento business, ou seja, modernos, práticos e com ótima relação custo-benefício.
13 – Objeto de desejo
Bike de grife
Com design retrô, a nova bicicleta Giorgio Armani EA7 promete revolucionar e, claro, dar muito glamour a qualquer passeio de fim de tarde de verão. Com sete marchas, alumínio extraleve e resistente, garupa, pedais para passeios, luzes dianteira e traseira e assento com ajuste de altura e amortecedor, a bicicleta promete ótima performance e muito conforto. Detalhe: um protetor especial da corrente evita que você suje a barra da calça, caso escolha usar a bike Armani para ir ao trabalho. O preço? R$ 7.150.
14 – Entrevista
Mario D’Andrea, presidente da JWThompson Brasil
Conquistar novas contas, acelerar a digitalização da agência e aumentar a participação brasileira no mercado externo são as grandes metas e os desafios de Mario D’Andrea, presidente e CCO (Chief Creative Officer) na JWT Brasil.
A JWT acompanhou o bom momento vivido pelo mercado publicitário?
Estamos entre as três maiores agências do Brasil. Nosso crescimento passou de 30% em função das várias contas que conquistamos e do aumento de tamanho de alguns clientes da agência. Crescemos bem acima da média do mercado, que foi de 20%. Participamos de seis concorrências e ganhamos cinco contas im-portantíssimas. Isso é resultado de um trabalho de modernização que começamos há cinco anos.
Quais os desafios para 2011?
Não dá para repetir os 30% de crescimento. É um número muito alto. Mas queremos manter esse ritmo e a conquista de novas contas. Também vamos acelerar a digitalização de todas as nossas contas. Hoje, quase 30% do time vem da área digital. Queremos participar ainda mais do mercado externo e trazer receita para o mercado nacional. O desafio é tornar a JWT uma agência pop. Mais conhecida. Historicamente, a JWT sempre foi low profile, muito tranquila, muito quietinha.
Como a JWT Brasil é vista lá fora?
Nós estamos entre os top five da rede JWT no mundo. Somos um dos cinco países mais importantes em qualidade, faturamento e resultados. Também estamos entre as três mais criativas. O Brasil sempre participa das novas campanhas globais. Somos um escritório muito importante para toda a rede.
Aprovado
Solidariedade - Louvável o empenho de voluntários e empresas que não estão medindo esforços para ajudar de todas as formas as vítimas da chuva da região serrana do Rio de Janeiro. O trabalho voluntário deve durar alguns meses. Por isso, é fundamental
continuar ajudando.
Reprovado
Aproveitadores – Lamentável a ação de aproveitadores que estão desviando as doações às vítimas e os comerciantes que estão praticando preços abusivos, quando todos deveriam unir forças
para acelerar a reconstrução das cidades atingidas
pelas chuvas.
“É passageira a felicidade de todos os que caminham com arrogância” Sêneca
Com Mariana Garbin e Daniela Filomeno