23/03/2005 - 7:00
Na aparência, elas são semelhantes àquelas casas que vemos nos filmes americanos. Mas um pequeno detalhe, invisível a olho nu, chama atenção. Em vez de madeira ou concreto, a estrutura é toda feita de aço. Bem-vindo ao moderníssimo conceito de construção que usa o metal como principal matéria-prima. Comparadas à engenharia civil tradicional, há inúmeras vantagens. A começar pelo preço. Uma casa de aço de 400 metros quadrados custa R$ 480 mil, 10% menos do que uma de alvenaria. Dependendo do tamanho, essa diferença pode chegar a 20%. Isso ocorre porque o material é mais barato e o gasto com mão-de-obra também é menor, uma vez que o tempo de construção é pelo menos 60% inferior ao gasto para se erguer uma casa comum. O sistema ainda tem outras vantagens, como um canteiro de obra sem sujeira, pois não precisa de areia, água ou cimento. Mesmo com todas essas vantagens, as casas de aço ainda são raras por aqui. No Brasil, estima-se que existam pouco mais de cem edificações desse tipo. Tal tecnologia, porém, está ganhando terreno em um setor estratégico, o de casas de luxo. Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, já existe até um condomínio fechado só com mansões de aço.
A psicóloga Paula Estefano Ohta mora com o marido, as duas filhas, a babá e um cachorro em uma dessas mansões. A casa, de 220 metros quadrados, tem quatro suítes, duas salas, cozinha, lavabo, quarto e banheiro de empregada. ?Sou apaixonada pela minha casa?, diz Paula. ?No início, desconfiei da resistência do aço, mas hoje me sinto tão segura quanto em uma casa de alvenaria?. As construções são feitas pelo sistema americano batizado de steel frame, que utiliza barras de aço no miolo das paredes. ?As peças já vêm prontas da fábrica, o que garante uma montagem rápida?, afirma Alexandre Muriatti, arquiteto da construtora Sequência, especializada em construções de aço. ?Já concluímos obras em dois meses e meio?. Com casas de até 450 metros quadrados no seu portfólio, a Sequência negocia no momento um contrato de exportação de moradias para a Turquia. Outras casas já foram vendidas para um condomínio de alto padrão em Dubai, nos Emirados Árabes.
Se a técnica de construção com o aço é garantia de uma estrutura rápida e segura, o mesmo não se pode dizer do conforto térmico. Por ser uma matéria-prima bem mais sensível ao calor do que a alvenaria, o uso do aço demanda bons projetos de isolamento térmico e acústico. ?No verão não dá para ficar sem ar condicionado?, reconhece Paula. De acordo com o arquiteto da Sequência, esse é um problema fácil de ser resolvido. ?Basta fazer o forro das paredes de lã de vidro mais ou menos denso, de acordo com a necessidade?, observa Muriatti. Um investimento com retorno garantido o ano inteiro, seja no inverno ou no verão.
ANTES E DEPOIS
As peças de aço vêm prontas da fábrica e podem ser montadas
em um prazo de até dois meses e meio