21/10/2021 - 15:28
A Rede Nossa São Paulo publicou nesta quinta-feira (21) mais uma edição do Mapa da Desigualdade da capital paulista. Um dado que chama bastante a atenção há várias edições é a diferença da expectativa de vida: enquanto no Alto de Pinheiros, zona oeste da cidade, uma pessoa vive em média 80,9 anos, em Guaianases, bairro do extremo leste da capital, ela chega aos 58,3, cerca de 22 anos de diferença. A média de expectativa de vida na cidade é de 68,2 anos.
+Transmissão do novo coronavírus continua em queda, diz Fiocruz
A edição deste ano conta com novas informações como “agressões por intervenção policial” e “mortes por intervenção policial”, que foram produzidas em parceria com a pesquisadora Roberta Alstolfi.
A desigualdade também se mostra nos números da pandemia do covid-19. Em 2020, os distritos que concentram maior proporção de óbitos tiveram uma demografia mais jovem. Um exemplo é Iguatemi, na zona leste, que com 48,7% de jovens teve 20,8% de óbitos por covid-19. Essa distribuição vai na contramão dos grupos de maior risco da doença, os mais idosos, e evidencia que o fator território teve peso significativo nessas mortes.
Com informações sobre os 96 distritos da capital, o mapa aborda os seguintes temas: população; meio ambiente; mobilidade; direitos humanos; habitação; saúde; educação; cultura; esporte; trabalho e renda; e infraestrutura.
Veja aqui o estudo completo.