A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) deve ser escolhida para ser a vice de Simone Tebet (MDB-MS) na disputa pela presidência do país.

De acordo com o Blog de Gerson Camarotti (G1), o MDB trabalha para fazer o anúncio até terça-feira (2). Já o colunista Lauro Jardim (O Globo) afirma que o anúncio oficial da escolha está previsto para esta segunda-feira (1), no fim da tarde.

Eleições 2022: Veja quais pesquisas para presidente serão divulgadas esta semana

Com a escolha de Gabrilli, a chapa de Tebet será a segunda formada apenas por mulheres nas eleições presidenciais de 2022. Além dela, a chapa do PSTU também é composta por mulheres: Vera Lúcia como candidata à Presidência da República e Kunã Yporã (Raquel Tremembé) como candidata a vice-presidente.
Gabrilli pode ajudar Tebet a conquistar um maior eleitorado em São Paulo, assim como representar um maior aceno ao eleitorado feminino e PcD. Mara Gabrilli tem plataforma de atuação no Congresso que busca mais acessibilidade às pessoas com deficiência.
De acordo com pesquisa Datafolha divulgada no dia 28 de julho, Tebet tinha 2% do total das intenções de votos dos brasileiros, aparecendo em quarto lugar atrás de Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes.
Com 52 anos, Tebet disputa o Palácio do Planalto pela primeira vez. Antes de assumir uma cadeira no Senado em 2014, ela foi deputada estadual no Mato Grosso do Sul, de 2003 a 2005, prefeita de Três Lagoas (MS), de 2005 a 2010, e vice-governadora do Estado, de 2011 a 2015.
Em 2021, a parlamentar se destacou em seus discursos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que investigou ações e omissões do governo na pandemia.