A marca de tênis Vert a partir de agora se chamará Veja no mercado brasileiro. Ela, que desembarcou no país em 2013, já era famosa na Europa como Veja.

Criada em 2005 pelos franceses François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp, a marca desenvolve tênis mesclando projetos sociais, justiça econômica e materiais ecológicos.

Foi após uma viagem para o Brasil que os amigos resolveram criar a Vert (“verde” em francês) com o objetivo de criar calçados com visual “limpo” e urbano.

Os calçados da Vert são produzidos com matérias-primas brasileiras desde o início da marca – foram utilizados aproximadamente 120 toneladas de algodão orgânico e 75 toneladas de borracha selvagem da Amazônia.

Como ferramenta de economia verde, a cada tênis comercializado a marca gera uma média de R$ 1,1 pago aos produtores de algodão do Semiárido Nordestino e R$ 1 aos seringueiros do Acre, segundo divulgado pela Abest (Associação Brasileira de Estilistas).

A produção de 250 mil pares anualmente é feita em uma fábrica no Vale do Sinos (RS).

Produção da Veja – Crédito: Divulgação

A Veja está presente em 15 países e tem equipes multiculturais em locais como: Paris, Londres, Berlin, Milão, Rio Branco, Fortaleza, Novo Hamburgo, Rio de Janeiro e São Paulo.

As lojas que comercializam a marca no Brasil estão localizadas principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Recife.