29/06/2025 - 7:30
As marcas que se reinventaram ou revolucionaram suas categorias foram responsáveis pela maior parte do valor agregado às marcas mais valiosas do mundo nos últimos 20 anos. Isso é o que mostra o ranking Kantar BrandZ Global, que em 2025 mostrou um Top 100 muito diferente do de 2006.
A análise entre os dois rankings revela que mais de US$ 9,3 trilhões foram adicionados de 2006 a 2025. Mais de US$ 6,6 trilhões, ou 71%, do valor incremental ganho veio de marcas disruptivas: Facebook, Tesla, Amazon, entre outras.
Ao longo desses anos, muitas marcas desapareceram completamente ou foram substituídas por outras mais inovadoras pois sua oferta já não atendia às necessidades dos consumidores. As mais bem-sucedidas, como Amazon, Google, Apple e Microsoft, se reinventaram e se expandiram muito além de suas bases de produtos originais.
“A inovação é evidente em todas as categorias e origina-se de todas as partes do mundo. Fundamentalmente, a inovação bem-feita trata de criar valor para os consumidores e entregar valor para os negócios”, afirma Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar Brasil.
Algumas marcas presentes no top 20 de 2006, como GE, China Mobile, Marlboro, Citi, Bank of America, The Home Depot, Nokia, Intel, Vodafone, BMW, UPS e Cisco, não aparecem no top 20 de 2025.
Já marcas como Nvidia, Facebook, Instagram, Oracle, Visa, Tencent, Mastercard, Netflix, Louis Vuitton, Hermès, Telekom-Mobile e Accenture, que não estavam no top 20 em 2006, surgiram ou ascenderam significativamente até 2025. Isso indica a mudança na dinâmica do mercado, com o crescimento de setores como mídia e entretenimento digital, serviços financeiros tecnológicos e luxo global.
Compare as 20 maiores empresas de 2006 e de 2025
Classificação | Marca 2006 | Setor 2006 | Valor (US$ bilhões) 2006 | Marca 2025 | Setor 2025 | Valor (US$ bilhões) 2025 |
1 | Microsoft | Tecnologia | $62,04 | Apple | Tecnologia | $1.299 |
2 | GE | Conglomerado | $55,83 | Tecnologia | $944 | |
3 | Coca-Cola | Bebidas | $41,41 | Microsoft | Tecnologia | $884 |
4 | China Mobile | Telecomunicações | $39,17 | Amazon | Varejo | $866 |
5 | Marlboro | Tabaco | $38,51 | Nvidia | Tecnologia | $509 |
6 | Walmart | Varejo | $37,57 | Tecnologia | $300 | |
7 | Tecnologia | $37,45 | Tecnologia | $228 | ||
8 | IBM | Tecnologia | $36,08 | McDonald’s | Fast Food | $221 |
9 | Citi | Financeiro | $31,03 | Oracle | Tecnologia | $215 |
10 | Toyota | Carros | $30,20 | Visa | Financial Services | $203 |
11 | McDonald’s | Fast Food | $28,99 | Tencent | Media and Entertainment | $174 |
12 | Bank of America | Financeiro | $28,16 | Mastercard | Financeiro | $167 |
13 | The Home Depot | Varejo | $27,31 | IBM | Tecnologia | $125 |
14 | Nokia | Tecnologia | $26,54 | Coca-Cola | Bebidas | $119 |
15 | Intel | Tecnologia | $25,16 | Walmart | Varejo | $119 |
16 | Vodafone | Telecomunicações | $24,07 | Netflix | Mídia e Entretenimento | $115 |
17 | BMW | Carros | $23,82 | Louis Vuitton | Luxo | $111 |
18 | Disney | Mídia e Entretenimento | $22,23 | Hermès | Luxo | $109 |
19 | UPS | Logística | $21,83 | Telekom-Mobile | Telecomunicações | $105 |
20 | Cisco | Tecnologia | $20,92 | Accenture | Tecnologia | $103 |