O publicitário Marcello Serpa, ex-sócio e Diretor de Criação da AlmapBBDO, avalia que a ‘falta de consenso’ desanima no Brasil, mas há esperança por conta da cultura calorosa e da compaixão dos brasileiros.

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Serpa retornou ao Brasil há cerca de um ano e meio, após passar sete anos no Havaí, longe das salas de reunião das grandes agências de publicidade. Incialmente seu sabático duraria apenas dois anos, mas passou mais tempo com a família em solo americano após e habituar com a rotina que ia desde o surfe e pintura aos projetos pessoais e outras atividades de criação – mas essa distantes da sua rotina antiga como Diretor de Criação de gigantes, a qual viveu por mais de três décadas.

“O que mais me assusta hoje é a polarização e a incapacidade do Brasil de achar um discurso comum a todo mundo. Não precisa nem ter os mesmos valores, basta acreditar em algo que unifique o país como um todo. [No momento] nada unifica o Brasil”, diz.

“Estando de volta aqui no Brasil, o Brasil tem uma capacidade de empatia. Eu acho absolutamente surpreendente, para qualquer um que morou fora sabe que, quando chega no Brasil o calor humano é muito maior e muito mais forte de qualquer outro lugar. Então eu tenho uma esperança enorme que esse calor humano consiga manter as disputas e os antagonismos mais no universo digital do que no dia a dia. Eu torço para que isso aconteça”, completa.

Serpa considera que a agressividade permeia mais as mídias sociais do que o cotidiano das pessoas.

“Existe no convívio pessoal algo muito mais humano, muito mais próximo do que o convívio nas mídias sociais. Então eu tenho essa esperança.”

Marcello Serpa é um publicitário brasileiro nascido em São Paulo na década de 1960 mas que foi criado e viveu em solo fluminense, se tornando um dos criativos mais premiados do país e do continente. Ele estudou artes gráficas na Alemanha, onde viveu e trabalhou como diretor de arte em agências daquele país antes de voltar ao Brasil no fim da década de 1980.

Ao retornar ao Brasil, Serpa atuou em agências como DPZ e DM9 DDB e, em 1993, tornou-se sócio e diretor de criação da AlmapBBDO em parceria com José Luiz Madeira.

Serpa é amplamente reconhecido por seus prêmios e por elevar a publicidade brasileira, estando atrás da mudança de grandes marcas – como foi o case de Havaianas, com um branding que alçou a marca a outros países e tornou a sandália um objeto que remete à brasilidade, em detrimento de um produto excessivamente barato, como era visto anteriormente.

Seus prêmios incluem mais de 160 leões em Cannes, o Leão de São Marcos, um dos prêmios mais cobiçados do meio, e o Clio Lifetime Achievement Award – que ele inclusive foi o prêmio criativo da América Latina a receber

Marcello Serpa lança livros complementares

Nesta terça-feira, 11, o publicitário lança dois livros complementares, sendo ambos com o nome ‘Vendo’ – remetendo ao vendo que vem do verbo ‘ver’, por conta do enfoque no visual do criativo, e vendo do verbo ‘vender’, dado o teor comercial da publicidade e propaganda.

Os livros revistam a trajetória do profissional com mais de três décadas de carreira no mercado publicitário brasileiro, tendo um caráter biográfico.

O autor, Julius Wiedemann, fez horas de entrevistas e depoimentos de outras grandes personalidades da propaganda.

Publicadas pela Editora Afluente, a obra também traz discussões sobre temas os quais Marcello Serpa foi atuante, como os rumos da publicidade, greenwashing e posicionamento das marcas.