Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) – A Marfrig Global Foods está aumentando sua participação na companhia de alimentos BRF por meio de leilão na B3 e deve ampliar sua fatia recém-adquirida de 24% para até 30%, disse à Reuters uma fonte com conhecimento sobre o assunto nesta quarta-feira.

A informação sobre movimento da Marfrig foi divulgada mais cedo pelo site financeiro Brazil Journal.

Na véspera, as ações da BRF saltaram quase 10% em meio a rumores no mercado de que a Marfrig poderia ampliar sua fatia na processadora de aves e suínos, para diversificar investimentos.

Por volta das 15h, a ação da BRF subia cerca de 4,5%, enquanto a da Marfrig avançava aproximadamente 3%.

O movimento colocaria o comprador muito próximo do limite de 33,33% em que teria para fazer uma oferta pública de aquisição de ações (OPA, na sigla em inglês), de acordo com o estatuto social da BRF.

A Marfrig, gigante do setor de carne bovina e líder global em produção de hambúrgueres, não quis comentar.

A BRF, maior exportadora mundial de aves e que também produz carne suína, também preferiu não comentar.

Embora as ações da BRF tenham disparado cerca de 12% desde a véspera, para uma máxima em 52 semanas, a empresa disse em um comunicado nesta quarta-feira que desconhecia as razões por trás do salto repentino.

Quando a Marfrig surpreendeu o mercado comprando os 24% de participação no mês passado, a empresa disse que estava interessada apenas em uma participação passiva na BRF.

No entanto, o aumento de sua fatia ocorre quase dois anos após negociações anteriores fracassadas de fusão entre as duas empresas.

Juntas, Marfrig e BRF poderiam estar em uma posição melhor para enfrentar a líder do setor JBS SA, embora qualquer união também possa trazer riscos.

(Reportagem adicional de Ana Mano e Tatiana Bautzer)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH51159-BASEIMAGE