Costuma-se dizer na indústria frigorífica que do boi se aproveita até o berro, tamanha a diversidade de segmentos atendidos pelos subprodutos gerados a partir do abate de bovinos. A lista vai da tradicional picanha, artigo de luxo hoje em dia, até o colágeno utilizado na fabricação de cosméticos. Ah, e o berro pode ser ouvido nas produções televisivas como a novela Pantanal, da TV Globo. Para aproveitar esse universo de oportunidades de negócios, a Marfrig, uma das maiores empresas globais do setor de carne bovina, está ampliando sua linha de produtos para pets.

Em 2015, a companhia colocou no mercado a marca Bona Pet, com ossos mastigáveis e petiscos para cachorros, itens fabricados com partes dos bois como costelinha, esôfago, fêmur, orelha, rótula e vísceras. Para o diretor de Coprodutos da Marfrig, Durval Cavalcanti, mais do que representar diversificação nos negócios e no portfólio da empresa, “a Bona Pet reforça o conceito de economia circular, porque utiliza matéria-prima proveniente da produção de carne bovina”. Hoje a empresa tem um portfólio de 20 itens e comercializa 150 toneladas por mês desses petiscos.

No mercado interno, sobretudo em São Paulo e no Paraná, os petiscos são vendidos em grandes redes pet e lojas independentes, com ou sem a marca Bona Pet, pois também atendem outras empresas do setor. Já no exterior, os principais importadores, que estão nos Estados Unidos, no Canadá e no Reino Unido, preferem embalar os produtos com suas próprias marcas.

EXPANSÃO Até o final de 2022, a Bona Pet terá mais dez itens no portfólio. E nos próximos dois anos, além de ampliar essa lista de produtos, a Marfrig quer conquistar novos ‘consumidores’ — a empresa prepara sua entrada no segmento de felinos. O aumento de produção consequente dessa evolução estimula uma mudança ainda maior, a concentração da fabricação de petiscos. Após modernizar a unidade de Itupeva, no interior de São Paulo, para entrar no setor, agora a companhia prevê a implantação de um polo pet, cuja localização ainda não foi definida.

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“A Bona Pet reforça o conceito de economia circular, porque utiliza matéria-prima proveniente da produção de carne bovina” Durval Cavalcanti diretor de coprodutos da Marfrig.

Não é por acaso que a Marfrig tem elevado essa aposta. De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPT), no ano passado o faturamento do setor — incluindo indústria, serviços, venda de animais direto dos criadores e a rede de varejo — foi de R$ 51,7 bilhões, 27% a mais do que em 2020. E a tendência é de continuar crescendo na casa dos dois dígitos: a perspectiva para este ano é de avançar 22% sobre o valor de 2021.

As estatísticas sobre a população de pets também chamam a atenção. Dos 149,6 milhões de animais domésticos no País, ainda segundo o IPT, 58,1 milhões são cães e 27,1 milhões são gatos. Mas os felinos são os bichinhos que mais têm se multiplicado — o aumento populacional foi de 6% entre 2020 e 2021.

DESAFIOS Nem tudo é afago nessa história. Qualquer crescimento em setores que envolvam produção pecuária e industrialização passa pelos aumentos de custo de produção e os entraves na logística global, potencializados pela pandemia iniciada em 2020 e pela guerra na Ucrânia, que acaba de completar seis meses. Apesar desses desafios, a estimativa de produção no mercado brasileiro de rações para cães e gatos em 2022 é de 3,67 milhões de toneladas, volume 5,5% maior do que o de 2021 (3,48 milhões de toneladas), segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).

Desde fevereiro, o setor entrou na lista de contemplados com a redução do Imposto sobre Produtos industrializados (IPI), que caiu de 10% para 7,5%, uma redução de 25%, beneficiando mais de 300 mil empresas, principalmente as da indústria de transformação. De acordo com o Sindirações, a medida diminui em R$ 19,6 bilhões por ano o custo tributário sobre o setor. Além da Bona Pet, a Marfrig também pegou carona nesse abatimento a partir de sua participação na BRF Pet, que no ano passado adquiriu a Hercosul (marcas Bifresh e Three Dogs) e a Mogiana Alimentos (marcas Cat Meal, Faro, Guabi Natural, Gran Plus e Herói).