A guerra na Ucrânia tem deixado investidores apreensivos em todo o mundo. O investidor Mark Mobius fez um alerta: ativos como o ouro, o dólar e alguns mercados da Ásia são os “lugares para estar”, neste momento, diante dos efeitos nos mercados da escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Conhecido como “guru dos emergentes”, Mobius considera ainda que os mercados europeus não são uma boa opção. Em entrevista à emissora CNBC na terça-feira (1), ele disse que “Putin (presidente da Rússia, Vladimir Putin) pode aumentar a agressão e decidir ir atrás de alguns dos países europeus que estão apoiando a Ucrânia”.

+ Por dentro da Ucrânia: saiba como opera uma empresa brasileira na região do conflito

Além disso, Mobius declarou que a situação é uma “lição sobre diversificação”, algo defendido pelos especialistas em investimentos. Para ele, a Ásia está “em muito boa forma” e há um cenário “interessante” no Brasil, cujo mercado de ações está em alta desde o início de 2022.

O movimento de alta do Bitcoin desde a eclosão do conflito também foi abordado pelo investidor, que destacou que o “Bitcoin mostrou força porque os russos têm uma forma de tirar o dinheiro ou tirar sua riqueza”.