04/08/2022 - 16:20
Desde muito cedo aprendemos a nos alimentar com a boca fechada, mas um cientista da Universidade de Oxford, no Reino Unido, garante que esta não é maneira correta de comer.
“Estamos fazendo tudo errado”, disse Charles Spence, chefe do laboratório de Pesquisa Crossmodal da universidade, ao jornal britânico The Telegraf. Ele defende que comer de boca aberta maximiza os sabores e garante o máximo de prazer possível à mesa.
+ Balenciaga lança bolsa inspirada em saco de lixo por R$ 9 mil
O pesquisador explica que o método ajuda a liberar uma quantidade maior de compostos orgânicos voláteis na mastigação, proporcionando uma experiência olfativa e degustativa melhor.
O método defendido por Spence consiste em deixar o ar entrar pela boca enquanto comemos e bebemos, como já é utilizado na degustação de vinhos e cervejas. Por isso, ele acredita que todos deveriam abandonar a etiqueta e tornar comum a prática de comer de boca aberta.
Outro benefício do método é pode ouvir os sons produzidos pela nossa boca ao mastigar, o que segundo Spencer, é “prazeroso”.
Além disso, o especialista aponta outra prática para garantir uma melhor experiência ao comer, dispensar os talheres nas refeições. Isso aumentaria a nossa experiência gastronômica ao sentir os alimentos com as mãos. “Nosso senso de toque também é vital em nossa percepção da comida no paladar”, explicou.