04/09/2021 - 17:48
Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, construíram um modelo matemático para o aumento de músculos. Usando a teoria da biofísica, o modelo poderia ser base para um software dizer quanto um determinado grupo muscular precisa trabalhar para ter o máximo de resultado possível.
A pesquisa, publicada no periódico científico Biophysical Journal, sugere que existe uma quantidade de peso ideal para cada grupo muscular. O estudo visa aumentar a compreensão de como os exercícios impactam a massa muscular, além de auxiliar a otimizar o treinamento físico.
+ Medicamento cardíaco pode reduzir o colesterol em apenas duas semanas, diz estudo
Segundo o estudo, o aumento da massa muscular está associado ao estresse gerado sobre esse tipo de estrutura. Quando alguém tensiona alguma parte do corpo, o organismo reage se “tornando mais forte”. Mas, com o estudo, foi descoberto uma proteína de tamanho avantajado chamada titina. que está intimamente ligada ao aumento dos músculos.
Usando essa lógica, os pesquisadores britânicos foram capazes de criar um modelo matemático que ajuda a prever o aumento dos músculos. De acordo com a pesquisa, a aplicação desse modelo indicou que o crescimento muscular ótimo não está associado à máxima exigência dos músculos.