Pedir e esperar desconto é cultural do brasileiro e quando o consumidor sente que leva vantagem financeira, a concretização do negócio é mais provável. Com base nesse comportamento, a MaxMilhas vê sua vertical de hospedagens acelerar. A base nacional de 6,5 mil empreendimentos deve crescer acima de 50% até 2023 e chegar a 10 mil. No mundo, esse número salta para 250 mil. Entre janeiro e agosto de 2022, o crescimento na vertente foi de 249%, e o objetivo é que até o final do ano o volume de reservas seja cinco vezes maior que em janeiro. Para isso, de acordo com o diretor de hotéis da MaxMilhas, Andrea Mattei, o investimento será em tecnologia, para garantir a integração com os sistemas dos hotéis. “Nosso objetivo é poder automatizar essa negociação de preço entre o viajante e o estabelecimento”, afirmou ele.

Como não há obrigatoriedade das hospedagens oferecerem desconto, parte do trabalho da MaxMilhas é convencer os parceiros a aderir à modalidade, vencendo a barreira da paridade comercial que muitos empregam. Em agosto, 40% das reservas feitas pela plataforma foram com a opção de desconto, contra 5% em janeiro. A estratégia teve um capítulo decisivo quando a companhia comprou, em agosto de 2021, a startup Lance, que operava em um sistema que permitia ao viajante negociar diretamente com os empreendimentos um valor de desconto, ao máximo de 20%. Com a aquisição, a MaxMilhas inaugurou a vertente de hotéis em setembro, tendo como diferencial a funcionalidade da pechincha.

Neste um ano, a divisão já representa 10% na operação total da empresa e segue em constante crescimento, tendo triplicado nos últimos dois meses. Na recente empreitada, a empresa tem o desafio de equilibrar sua proposta de oferecer preços baixos aos consumidores conciliando aos interesses comerciais das hospedagens, transferindo ao viajante o poder de barganha e prometendo visibilidade e volume de venda para seus parceiros. Vender diárias faz parte da estratégia de diversificação de serviços MaxMilhas, que também inclui a opção de pacotes. Os bons números fazem a empresa projetar o aumento em 30% do quadro de funcionários na vertical de hospedagem.