30/01/2013 - 21:00
Com uma agenda cheia em que é preciso caber as tarefas do dia a dia no trabalho, viagens profissionais e vida pessoal, sobra muito pouco tempo para o executivo investir no aprimoramento de sua educação. Por isso, o ensino a distância (EAD) tem sido uma opção cada vez mais procurada. Nos últimos cinco anos, o mercado de MBA a distância tem crescido a uma média de 40% ao ano no Brasil. “O preconceito está diminuindo, pois estamos provando que a qualidade do MBA a distância é a mesma do modelo presencial. Com a vantagem de contribuir para a qualidade de vida do executivo”, diz David Forli, vice-coordenador-executivo do programa de ensino a distância da USP. Desde 2011, a USP oferece o MBA Gestão Estratégica a distância. O curso tem 360 horas de carga horária e provas presenciais (exigência do MEC) em 12 Estados brasileiros. Segundo Forli, o ponto alto do curso são as aulas ao vivo. “Além disso, os alunos fazem debates nos fóruns e têm suas dúvidas respondidas pelo professor ou pela equipe de tutores que acompanha o grupo”, explica Forli. Para entrar no curso há uma seleção rigorosa; de cada quatro candidatos, apenas um entra.
O mercado de MBA a distância tem crescido a uma média de 40% ao ano no Brasil
Não há dados específicos sobre MBAs, mas, segundo o Instituto de Ensino Superior (Inep), as matrículas em cursos a distância passaram de 0,4% em 2001 para 11,2% em 2010. E um dos melhores termômetros para avaliar a eficácia de um serviço é saber quem o oferece. A Fundação Getulio Vargas (FGV), uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, criou até uma área específica, o FGV Online, para atuar no segmento de ensino a distância. Desde 2003, ela oferece cursos de MBA a distância. A Fundação Getulio Vargas possui dez programas diferentes de MBA online com quatro encontros presenciais, que podem ser realizados nas unidades de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Os cursos são voltados para as áreas de administração de empresas com ênfase em gestão, administração para meio ambiente, administração para recursos humanos, marketing, finanças, finanças para controladoria e auditoria, finanças para gestão de investimentos, construção civil, gestão pública e gestão com business law. Os MBAs online têm carga horária de 410 horas/aula em média, com duração de 22 meses. “O MBA a distância é para aquele aluno que tem muita vontade e disciplina, pois exige empenho e dedicação”, afirma Stavros Xanthopoylos, diretor-executivo do FGV Online.
Desde 2009, o Ibmec oferece MBA Executivo Online: aulas com conhecimentos para engenharia, administração de empresas, economia e marketing. Os alunos devem ter concluído a graduação há, no mínimo, três anos e contabilizar cinco anos de experiência de mercado. Desde sua inauguração, a área online do Ibmec cresce a uma média de 30% ao ano. “A necessidade de qualificação junto com a falta de tempo faz do online uma opção cada vez mais procurada por altos executivos que passam uma parte do tempo viajando pelo mundo”, afirma Vladimir Gonçalves, coordenador acadêmico de EAD do Ibmec. Segundo ele, cresce também o número de empresas que buscam esse formato educacional para seus executivos. Gonçalves calcula que existam cerca de 40 mil alunos fazendo MBAs a distancia hoje no Brasil.
A Unopar, a maior instituição de ensino superior na modalidade a distância no Brasil, que pertence ao grupo educacional Kroton, possui 20 cursos a distancia de pós-graduação lato sensu, sendo oito MBAs. Entre eles há o MBA Executivo em Negócios, o MBA de Gestão de Pessoas, o MBA em Marketing e o MBA de Gestão Financeira, entre outros. “Na educação a distância, os alunos têm apoio tutorial, materiais didáticos diversos e podem rever aulas e conteúdos a qualquer momento em que tiver necessidade, além de acesso a livros eletrônicos, o que muitas vezes não ocorre em cursos presenciais. Ao contrário do que se pensa, o ensino a distância exige muito mais organização e responsabilidade dos estudantes”, afirma a diretora de Ensino a Distância da Kroton, Elisa Maria Assis.