O McDonald´s é hoje a marca mais consumida fora de casa entre os brasileiros, revela levantamento feito pela Kantar. Em seguida estão Burger King e Grupo Habib´s.

+ iPhone 16 pode custar até R$ 15,5 mil: veja principais novidades de inteligência artificial

Para produzir o levantamento, a Kantar avalia quantos consumidores estão comprando produtos de determinada empresa e com que frequência isso ocorre. A chamada métrica CRP – Consumer Reach Points, quanto maior o número, mais acessada é a marca.

Segundo a Kantar, não se trata de um ranking de volume de vendas, mas sim, das redes que apresentam mais pontos de contato com o consumidor.

Apesar de ter perdido frequência e penetração de compra no último ano, o McDonald´s figura como líder do ranking, com 41,9 milhões de pontos de contato, seguido de Burger King, com pouco mais de 26 milhões de CRP, porém se destacando com o crescimento de 3,9% em número de compradores. E completando o top 3 está o Grupo Habib’s que registrou salto de 17,5% em novos compradores, com 15,3 milhões.

A rede Bob’s, apareceu em 10º lugar, após forte queda de compradores e frequência, que levaram a um declínio de quatro posições, perdendo espaço para Giraffas, China In Box, Ragazzo e Madero. A principal causa dessa retração seriam problemas com a distribuição das lojas, aponta a Kantar.

“As redes menores e nacionais que ganharam posição vêm conseguindo se conectar com o momento atual do consumo no Brasil. Isso indica um movimento de diversificação desse segmento, para além de pizza e hambúrguer, e a necessidade das redes se tornarem uma opção para refeição e não apenas indulgência”, avalia a Kantar.

Ainda conforme o levantamento, o público das classes AB consomem o fast food no dia a dia durante as refeições, enquanto as classes DE ainda o associam os fast foods a momentos de lazer, principalmente aos finais de semana.

O momento em que mais se consome comida rápida é no jantar, alcançando 40 milhões de pontos de contato nesse momento.

Veja o ranking com as 15 marcas de fast food mais populares entre os brasileiros

  1. McDonalds
  2. Burguer King
  3. Habib´s
  4.  Pizza Hut
  5. Giraffas
  6. China in Box
  7. Subway
  8. Ragazzo
  9.  Madero
  10. Bob´s
  11. KFC
  12. Jeronimo
  13. Caba Burguer
  14. Popeyes
  15. Ragazzo Express

 

Hudson Romano, gerente sênior de consumo fora do lar da Kantar afirma que as marcas que estão no topo do ranking se destacam pela conveniência (lojas bem localizadas), sabor e inovação.

“As redes que souberem entender qual é seu público e proporcionar jornadas de compra que associem sabor com conveniência e bom custo-benefício conseguirão conquistar novos compradores e aumentar frequência dos clientes habituais. Além disso, ter boas ferramentas de delivery, em franca ascensão entre todas as classes sociais no país, é indispensável para o bom desempenho dessas marcas”.

Metodologia

A amostra usada pela Kantar para esse levantamento representa o universo de 48 milhões de indivíduos no Brasil. A análise foi feita no período de 12 meses terminados em março de 2024 na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, em sete regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).